💸 Nesta segunda-feira (6), a
Vale (VALE3) anunciou a aprovação de uma oferta facultativa para recomprar todas as debêntures participativas da sua 6ª emissão, série única, por R$ 42 cada. A companhia informou que a medida visa fortalecer a estrutura de capital, gerenciar passivos financeiros e garantir liquidez.
"Esta iniciativa busca otimizar a estrutura de capital da Vale por meio da gestão de passivos financeiros, enquanto reforça a estratégia de alocação de capital da Companhia", diz parte do comunicado da companhia.
A oferta cobre 100% das 388.559.056 debêntures em circulação, que serão canceladas após a recompra. A operação está ainda condicionada à obtenção de financiamento em condições razoáveis e ao recebimento das debêntures indicadas. Se essas condições não forem cumpridas, a oferta poderá ser cancelada.
💰 Já investidores têm até 31 de outubro, às 19h20 (horário de Brasília) para manifestar interesse na venda. A liquidação financeira será à vista, prevista para 5 de novembro. Para os investidores norte-americanos, a oferta segue a isenção “Tier I”, que dispensa algumas exigências regulatórias dos Estados Unidos.
Além disso, o anúncio chega após a Vale comunicar que entrou em operação o segundo forno de processamento de níquel do Complexo de Mineração Onça Puma, no sudeste do Pará. A ampliação aumenta em 60% a capacidade produtiva da unidade, que agora pode atingir 40 mil toneladas anuais do metal. O novo forno recebeu investimentos de US$ 480 milhões, montante 13% abaixo do previsto.
De acordo com o CEO da Vale Base Metals, Shaun Usmar: “Este investimento e a entrega bem-sucedida do projeto são uma demonstração concreta do compromisso da VBM com o Pará e com o Brasil, além de reforçar que a empresa possui operações de classe mundial, competitivas em nível global."