Vale (VALE3) acerta o tom na briga por ferrovias

Mineradora busca a prorrogação antecipada de concessões junto ao governo federal; entenda

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Publicado em 12/09/2024 às 20:46h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 12/09/2024 às 20:46h Atualizado 2 meses atrás por Lucas Simões
Vale quer manter estradas de ferros em Carajás e no trecho Minas-Vitória (Imagem: Shutterstock)

🚂 A Vale (VALE3) reafirmou ao mercado nesta quinta-feira (12) que está em negociações com o governo federal para conseguir a prorrogação antecipada das ferrovias Carajás, entre Maranhão e Pará, e da estrada de ferro que liga Minas Gerais ao Espírito Santo.

Em nota, a mineradora explica que está em tratativas com o Ministério dos Transportes sobre as condições gerais para otimizar os planos de investimentos nos contratos de concessão de ambas as ferrovias.

Atualmente, os projetos de investimento em ambas as estradas de ferro são regularmente executados pela Vale nos termos estabelecidos e divulgados ao mercado desde dezembro de 2020.

➡️ Leia mais: Vale (VALE3): Acordo sobre Mariana deve sair em outubro

Acordos

O breve comunicado da Vale após o fechamento do mercado é, na verdade, uma confirmação de informações antecipadas pela mídia de que o novo CEO da mineradora, Gustavo Pimenta, já estaria procurando autoridades do governo federal para resolver questões ligadas tanto às ferrovias quanto à tragédia de Mariana, ocorrida em 2015.

📰 Para a Vale, trata-se da revisão do contrato referente às ferrovias Estrada de Ferro Vitória-Minas, entre Espírito Santo e Minas Gerais, e Estrada de Ferro Carajás, entre Maranhão e Pará. O governo quer que a mineradora pague nova outorga à União, conforme informações do jornal O Globo.

A Vale apresentou em abril uma proposta para pagar R$ 16 bilhões, mas o governo pede R$ 25,7 bilhões. O contrato de concessão da Vale expirava originalmente em 2027, mas foi renovado antecipadamente por 30 anos. Também está em negociação a construção pela Vale da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (FICO).