Usiminas (USIM5) anuncia tender offer no mercado externo de até US$285 milhões

A oferta pública de aquisição será conduzida pela Usiminas International S.à r.l.

Author
Publicado em 10/09/2024 às 12:20h - Atualizado 8 dias atrás Publicado em 10/09/2024 às 12:20h Atualizado 8 dias atrás por Elanny Vlaxio
A oferta está condicionada ao cumprimento de  condições precedentes (Imagem: Shutterstock)

A Usiminas (USIM5) divulgou, em comunicado ao mercado, o lançamento de uma Tender Offer (oferta pública de aquisição) no mercado externo, com o objetivo de adquirir, em dinheiro, até US$ 285 milhões em títulos de dívida com vencimento em 2026 e taxa de juros de 5,875%.

✍️ A oferta pública de aquisição será conduzida pela Usiminas International S.à r.l., com sede no Luxemburgo, e está condicionada ao cumprimento de condições precedentes, tais como a precificação da décima emissão de debêntures destinada a investidores profissionais. Vale destacar que a aquisição será restrita a investidores qualificados com sede fora do Brasil.

Leia também: Azevedo & Travassos (AZEV4) combina negócios com MKS e Congem

A notícia chega semanas após a fabricante de aço brasileira comunicar que a gestora de investimentos BlackRock realizou a venda de mais de um milhão de ações preferenciais classe A da companhia. Essa movimentação coincide com a queda de mais de 30% no valor das ações da Usiminas no acumulado do ano.

📊 Atualmente, a gestora detém 26,7 milhões de ações preferenciais classe A, o equivalente a 4,88% do total de ações emitidas pela companhia. Em operação anterior realizada há dois meses, a BlackRock havia aumentado sua posição na Usiminas, detendo 27,7 milhões de ações preferenciais classe A, correspondente a 5,07% do capital social.

A gestora também informou que, além das ações preferenciais, reduziu sua participação em ações ordinárias da Usiminas. Atualmente, os clientes da gestora possuem 1,59 milhão de ações ordinárias, representando cerca de 0,22% do total de ações ordinárias emitidas pela companhia. Em comparação, em julho, a participação da BlackRock em ações ordinárias era de 1,9 milhão de papéis.