TAP nega quebra de contrato e diz confiar em solução com a Azul (AZUL4)

A empresa disse que a TAP Portugal não honrou integralmente as cláusulas do empréstimo.

Author
Publicado em 04/10/2024 às 09:54h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 04/10/2024 às 09:54h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
A  decisão da Azul ocorre em um contexto de incertezas financeiras (Imagem: Shutterstock)

Em correspondência enviada à Azul Linhas Aéreas (AZUL4) na última quarta-feira (4), a TAP Portugal expressou sua confiança em um desfecho positivo para a disputa bilionária entre as duas empresas, negando, no entanto, qualquer quebra contratual. A companhia portuguesa informou ter constituído equipe jurídica para as negociações, segundo "O Globo".

💌 A carta, assinada pelo presidente do Conselho de Administração da TAP, Luís Rodrigues, e endereçada também a membros do governo português, menciona a possibilidade de uma intervenção da gestão da empresa para impulsionar as negociações com a Azul.

Leia também: Petrobras (PETR4) e Ecopetrol anunciam descoberta de gás na Colômbia

A missiva, enviada em resposta à notificação da Azul Linhas Aéreas na semana anterior, na qual a companhia brasileira solicitou uma solução para a dívida de aproximadamente € 200 milhões, equivalente a mais de R$ 1,2 bilhão, movimentou o mercado, levando a Azul a emitir um fato relevante confirmando as negociações.

📃 Em comunicado oficial, a Azul informou que a TAP Portugal não honrou integralmente as cláusulas do empréstimo concedido e, em virtude das recentes notícias sobre a possível privatização da companhia aérea portuguesa, contratou um escritório de advocacia para buscar a antecipação do pagamento da dívida.

A decisão da Azul ocorre em um contexto de incertezas financeiras. As agências de classificação de risco, como Moody's, Fitch e S&P, têm rebaixado a nota da companhia, citando como principal motivo o elevado endividamento e a necessidade urgente de novas fontes de financiamento para fortalecer sua posição de caixa.