Azul (AZUL4) registra alta de 155% no lucro do 4T23
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
Em correspondência enviada à Azul Linhas Aéreas (AZUL4) na última quarta-feira (4), a TAP Portugal expressou sua confiança em um desfecho positivo para a disputa bilionária entre as duas empresas, negando, no entanto, qualquer quebra contratual. A companhia portuguesa informou ter constituído equipe jurídica para as negociações, segundo "O Globo".
💌 A carta, assinada pelo presidente do Conselho de Administração da TAP, Luís Rodrigues, e endereçada também a membros do governo português, menciona a possibilidade de uma intervenção da gestão da empresa para impulsionar as negociações com a Azul.
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A missiva, enviada em resposta à notificação da Azul Linhas Aéreas na semana anterior, na qual a companhia brasileira solicitou uma solução para a dívida de aproximadamente € 200 milhões, equivalente a mais de R$ 1,2 bilhão, movimentou o mercado, levando a Azul a emitir um fato relevante confirmando as negociações.
📃 Em comunicado oficial, a Azul informou que a TAP Portugal não honrou integralmente as cláusulas do empréstimo concedido e, em virtude das recentes notícias sobre a possível privatização da companhia aérea portuguesa, contratou um escritório de advocacia para buscar a antecipação do pagamento da dívida.
A decisão da Azul ocorre em um contexto de incertezas financeiras. As agências de classificação de risco, como Moody's, Fitch e S&P, têm rebaixado a nota da companhia, citando como principal motivo o elevado endividamento e a necessidade urgente de novas fontes de financiamento para fortalecer sua posição de caixa.
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
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