Renda fixa isenta de IR paga IPCA+ 7% ao ano e bate Tesouro IPCA+ 2035

Título de crédito privado rende 50 pontos-base acima do Tesouro Direto; saiba qual

Author
Publicado em 07/10/2024 às 17:51h - Atualizado 7 dias atrás Publicado em 07/10/2024 às 17:51h Atualizado 7 dias atrás por Lucas Simões
BTG Pactual mira na renda fixa privada emitida pela Rede D'Or (Imagem: Shutterstock)

💰 Emprestar o seu dinheiro diretamente para empresas costuma ser a modalidade de renda fixa mais rentável na comparação com o ganho obtido no Tesouro Direto. Embora o risco de crédito seja maior, o BTG Pactual recomenda investir no CRI emitido pela Rede D'Or (23L1737623).

Se o objetivo do investidor for superar a rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2035, saiba que os Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Rede D'Or oferecem 50 pontos-base a mais que a renda fixa do governo brasileiro.

Ou seja, com o Tesouro IPCA+ 2035 oferecendo retorno próximo de 6,50% ao ano acima da inflação, o CRI emitido pela Rede D'Or está pagando quase 7% ao ano em juros compostos acima da inflação.

"O prêmio de crédito do CRI da Rede D'Or está atrativo considerando que o investidor empresta dinheiro ao maior operador hospitalar do Brasil, que reduziu seu nível de endividamento e possui posição de caixa robusta", comentam os analistas Frederico Khouri e Luís Gonçalves, em relatório.

➡️ Leia mais: Ação de banco queridinha por Luiz Barsi não deve decolar nem tão cedo

Vale a pena investir na renda fixa?

Ao emprestar dinheiro em certificados de recebíveis imobiliários, o investidor de renda fixa não tem cobrança de imposto de renda (IR), sendo uma forma do governo de incentivar o mercado imobiliário brasileiro. 

Portanto, isso turbina ainda mais o ganho do investidor detentor de CRI da Rede D'Or na comparação com o Tesouro IPCA+ 2035, que além de pagar menos juros compostos, terá alíquota de 15% de imposto de renda sobre os lucros.

Conforme a Anbima, o título de crédito privado tem preço unitário de R$ 1.058,31, consultado nesta segunda-feira (7), com prazo de vencimento em 15 de dezembro de 2038.

No caso, o CRI da Rede D'Or paga juros semestrais em junho e dezembro de cada ano até o seu vencimento. Já a partir de dezembro de 2036, a renda fixa isenta de IR começa a pagar anualmente a amortização do dinheiro emprestado.

Pontos de atenção

🚨 Apesar de contar com uma nota de crédito (rating) 'AAA' dada pela Fitch, os analistas do BTG Pactual alertam que entre os riscos para se investir no CRI estão: o aumento das glosas no setor de saúde, além do plano de investimento acelerado da Rede D'Or.

Vale mencionar que todo título de crédito privado (CRAs, CRIs e debêntures incentivadas) não têm cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Ou seja, caso a empresa se encontre em dificuldades financeiras no futuro e venha dar calote, o investidor acaba assumindo todo o eventual prejuízo.