Embraer (EMBR3): Eve prevê produção do 1º ‘carro voador’ ainda este ano
O foco é produzir um veículo real, que será usado para futuros testes e certificação junto à ANAC.
A Eve, subsidiária da Embraer (EMBR3), apresentou um prejuízo líquido de 35,8 milhões de dólares no terceiro trimestre de 2024. Esse resultado representa um aumento de 14,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior, quando a empresa já havia registrado um prejuízo.
📊 Conforme demonstrado em relatórios anteriores, a Eve ainda não gera receitas significativas. A empresa ressaltou que, enquanto a aeronave estiver em fase de desenvolvimento, os resultados financeiros serão predominantemente influenciados pelos custos inerentes a esse processo.
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Adicionalmente, o crescimento do prejuízo pode ser atribuído, em grande parte, ao aumento das despesas com P&D (Pesquisa e Desenvolvimento). Esses custos, que alcançaram US$ 32,4 milhões no período, apresentaram um crescimento em relação aos US$ 28,6 milhões registrados no mesmo trimestre do ano anterior.
Tal incremento é resultado, principalmente, do acordo de Master Services Agreement - MSA (prestação de serviços) firmado com a Embraer, que executa diversas atividades de desenvolvimento em prol da Eve.
📋 A empresa ressaltou ainda que o envolvimento da equipe de engenharia permanece elevado após o lançamento do protótipo em julho. Atualmente, a equipe está conduzindo uma série de testes em solo para integrar os sistemas da aeronave, como preparação para o primeiro voo.
Em paralelo, as despesas gerais e administrativas apresentaram um incremento, passando de US$ 5 milhões no terceiro trimestre de 2023 para US$ 8,4 milhões no período atual.
Esse aumento é resultado, principalmente, da combinação de um maior volume de serviços terceirizados, crescimento dos custos com folha de pagamento e gastos com a industrialização pré-operacional da nossa primeira planta de produção de eVTOLs em Taubaté (SP).
Apesar do crescimento nas despesas gerais e administrativas, a companhia conseguiu parcialmente compensar esse aumento através de economias em seguros de diretores e executivos, decorrentes de renegociações e alongamento de prazos com fornecedores.
💰 Além disso, a desvalorização do real frente ao dólar americano em aproximadamente 8% no último ano também contribuiu para a mitigação desses custos, uma vez que a maior parte das despesas de SG&A é realizada em moeda brasileira. O crescimento nas despesas com folha de pagamento, por sua vez, é resultado do aumento no quadro de funcionários da Eve.
Ao final do terceiro trimestre de 2024, a Eve dispunha de US$ 279,8 milhões em caixa, equivalentes de caixa e investimentos financeiros com uma liquidez total alcançando US$ 305 milhões.
Após o encerramento do trimestre, a companhia garantiu uma nova linha de crédito no valor de US$ 90 milhões junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), com o objetivo de financiar os investimentos necessários à sua fábrica em Taubaté.
O foco é produzir um veículo real, que será usado para futuros testes e certificação junto à ANAC.
A carteira de pedidos firmes atingiu o maior nível em sete anos, totalizando US$ 21,1 bilhões no final de março.