XP (XPBR31) torna-se o 2º maior acionista da Petz (PETZ3)
Com mais de 50 milhões de ações sob gestão, XP atingiu uma participação de 10,85% na Petz.
Anunciada há mais de um ano, a fusão entre Petz (PETZ3) e Cobasivai demorar mais um pouco para sair do papel.
🗓️ O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) tinha até de 3 de outubro para decidir se aprova o negócio. Contudo, decidiu estender o prazo por 90 dias e ainda pediu novos estudos sobre o mercado pet.
Relator do caso, o conselheiro José Levi do Amaral Júnior pediu um estudo de natureza econômica sobre a estrutura do mercado de varejo pet, físico e online, ao Departamento Econômico do Cade.
O material vai avaliar, entre outras coisas, hábitos de consumo, ocasiões de compra e pressões competitivas, segundo despacho publicado nesta quinta-feira (9), e deve subsidiar o parecer de Levi.
A Superintendência-Geral do Cade havia aprovado sem restrições a fusão entre Petz e Cobasi em 2 de junho. Contudo, a decisão não era definitiva e foi questionada pela Petlove.
🗓️ No recurso, a Petlove diz que a fusão pode "trazer graves prejuízos" à concorrência e aos consumidores finais do segmento pet.
Segundo a companhia, "nenhum dos demais players que atuam no segmento pet será capaz de contestar o poder de mercado da Empresa Combinada". A Petove diz, então, que a empresa resultante da fusão ficaria "livre para aumentar preço, sem qualquer incentivo para repassar quaisquer eficiências ao consumidor".
Diante desse entendimento, a companhia pede que a combinação de negócios seja reprovada pelo Cade ou, ao menos, receba alguns "remédios estruturais e comportamentais robustos, capazes de preservar a concorrência".
A fusão entre Petz e Cobasi deve criar uma gigante pet, com um faturamento estimado de R$ 6,9 bilhões e mais de 20 marcas próprias no portfólio, entre produtos de higiene, alimentação e lifestyle animal.
Com mais de 50 milhões de ações sob gestão, XP atingiu uma participação de 10,85% na Petz.
Companhia diz que fusão trará "graves prejuízos" à concorrência e aos consumidores do segmento pet.