PetroReconcavo (RECV3): Por que a empresa produziu menos petróleo em junho?

Desempenho das ações da petroleira privada tem sido bem inferior ao da estatal Petrobras (PETR4).

Author
Publicado em 08/07/2025 às 19:35h - Atualizado 7 horas atrás Publicado em 08/07/2025 às 19:35h Atualizado 7 horas atrás por Lucas Simões
Parada temporária no campo de Cassarongongo afeta produção da RECV3 (Imagem: Divulgação)

Nos últimos 12 meses, as ações da PetroReconcavo (RECV3) têm entregue menor desempenho que os papéis da estatal Petrobras (PETR4), conforme consulta no Investidor10. Ambas ficaram com saldo negativo no período, já considerando o reinvestimento dos dividendos, mas a petroleira privada ficou aquém.

Enquanto os papéis da PETR4 tiveram ligeira queda de −1,61% no período, se distanciando do tombo de −20% na cotação do petróleo tipo Brent no exterior, as ações RECV3 cederam −23,41%, ou seja, ficando abaixo inclusive do desempenho da commodity.

Já olhando para os dados mais recentes da companhia, divulgados nesta terça-feira (8), a produção média de petróleo da PetroReconcavo em junho foi de 26,9 mil barris equivalentes de óleo (boe) por dia, redução de −1,8% na comparação mensal.

Isso porque só o Ativo Bahia teve retração de −3,2% em sua produção, por conta de parada temporária no campo de exploração Cassarongongo por sete dias, entre 11 e 18 de junho.

Leia mais: Petrobras (PETR4) pode retomar venda do Polo Bahia suspensa no governo Lula

Ativo Bahia

No complexo produtivo, a empresa alcançou 13,3 mil boe/dia, redução de −3,2% em relação ao mês anterior, sendo a produção de petróleo de 7,3 mil bbl/dia e a de gás de 6,1 mil boe/dia.

Somente a divisão de petróleo apresentou redução de −4,6%, em função da parada do campo de Cassarongongo por sete dias, conforme mencionado acima, além de uma redução de produção em Tiê que está sendo endereçada através do side-track do poço Tiê-12 (agora nomeado Tiê-17), que se encontra em fase de completação nesta semana.

Na exploração de gás do Ativo Bahia, a produção teve redução de −1,5% em relação ao mês anterior, impactada pelos mesmos motivos mencionados anteriormente.

Ativo Potiguar

Em sua outra frente produtiva, a PetroReconcavo registrou 13,5 mil boe/dia, permanecendo estável em relação ao mês anterior, sendo a produção de petróleo de 8,7 mil bbl/dia e a de gás de 4,8 mil boe/dia.

Na área de petróleo do Ativo Potiguar, a produção foi de −1,5% em relação ao mês anterior, devido à priorização de realização de workovers em poços de produção majoritariamente de gás durante o mês.

Já a divisão de gás do complexo computou aumento de +1,4% em relação ao mês anterior, refletindo o resultado de projetos de workover focados em poços de gás em Riacho da Forquilha durante o mês.