Petrobras (PETR4) vai explorar petróleo na África do Sul

Companhia adquiriu uma participação de 10% em um bloco situado na Bacia de Orange.

Author
Publicado em 01/10/2024 às 20:15h - Atualizado 14 dias atrás Publicado em 01/10/2024 às 20:15h Atualizado 14 dias atrás por Marina Barbosa
Bloco fica em uma região em que já houve descobertas de petróleo (Imagem: Shutterstock)

A Petrobras (PETR4) anunciou nesta terça-feira (1º) a expansão das suas operações internacionais, por meio da aquisição de uma participação em um bloco de petróleo situado na África do Sul.

A estatal brasileira arrematou uma fatia de 10% do bloco DWOB (Deep Western Orange Basin), em um processo competitivo organizado pela companhia francesa TotalEnergies.

A TotalEnergies é a controladora do DWOB e seguirá com uma participação de 40% no bloco. A QatarEnergy (30%) e a Sezigyn Pty (20%) também integram o consórcio responsável pelo DWOB.

O bloco fica em águas profundas na Bacia de Orange, na costa da África do Sul, já perto da Namíbia. A bacia já foi palco para descobertas recentes de petróleo pela TotalEnergies, Shell e Galp.

Leia também: Moody's eleva rating do Brasil e país se aproxima do grau de investimento

De acordo com a Petrobras, a aquisição "observa todos os trâmites internos e de governança da companhia, em consonância com seu Plano Estratégico 2024-2028+, e está condicionada à aprovação dos órgãos reguladores locais".

🗣️ "A operação terá como propósito a diversificação do portfólio exploratório com geração de valor e está alinhada com a estratégia de longo prazo da companhia, que visa a recomposição das reservas de petróleo e gás por meio de exploração de novas fronteiras, tanto no Brasil quanto no exterior, e atuação em parceria", acrescentou.

De olho nesse objetivo de expandir as fronteiras de exploração de petróleo, a Petrobras também está na disputa por um bloco na Namíbia. Além disso, tenta avançar com projetos na Colômbia. 

No Brasil, a companhia tem projetos na Margem Equatorial e na região Sul e aguarda a decisão do Ibama sobre a exploração de petróleo na Foz do Amazonas.