Petrobras (PETR4) deve pagar até US$ 50 bi em dividendos nos próximos 5 anos
O novo plano de negócios da estatal, no entanto, não traz menções a dividendos extraordinários.
A Petrobras (PETR4) anunciou em comunicado ao mercado que não haverá AGE (Assembleia Geral Extraordinária) para eleição de Magda Chambriard para o Conselho de Administração da companhia. Chambriard foi indicada pelo MME (Ministério de Minas e Energia) como candidata à presidência da Petrobras em substituição de Jean Paul Prates.
📰 "Uma vez nomeada, a indicada servirá no Conselho até a primeira Assembleia Geral que vier a ocorrer – neste momento, sem previsão de Assembleia antes disso, até a Assembleia Geral Ordinária de 2025. Na mesma reunião que apreciar a nomeação da Sra. Magda Chambriard como membro do Conselho de Administração, o Conselho também irá apreciar sua eleição como Presidente da Petrobras", disse a empresa em comunicado.
Leia também: Petrobras (PETR4) demite mais de 30 funcionários e saídas devem continuar; entenda
No entanto, a decisão da estatal de petróleo de não convocar uma Assembleia Geral Extraordinária para a escolha de Chambriard como membro do Conselho de Administração da Petrobras está em conformidade com a legalidade e com o poder discricionário da companhia.
🚨 No estatuto da companhia, está explicitado que é competência do Conselho a eleição da diretoria, o que dispensa a convocação de uma Assembleia Geral Extraordinária para esse fim. Com a decisão, as ações da Petrobras recuavam quase 2% a R$ 36,92 por volta das 11h37.
O novo plano de negócios da estatal, no entanto, não traz menções a dividendos extraordinários.
A cifra caiu 1,8% em relação ao plano de negócios atual, devido ao recuo dos preços do petróleo.