Petrobras (PETR4): Magda discute cooperação com empresas indianas

A presidente da Petrobras reuniu-se com o ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri.

Author
Publicado em 21/09/2024 às 14:43h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 21/09/2024 às 14:43h Atualizado 1 minuto atrás por Marina Barbosa
Magda recebeu Puri em Brasília, na quinta-feira (Imagem: Reprodução/Threads)

O ministro de Petróleo e Gás Natural da Índia, Hardeep Singh Puri, veio ao Brasil nesta semana para discutir o fortalecimento da parceria entre os dois países no setor. Ele se reuniu com representantes do governo federal e também com a presidente da Petrobras (PETR4), Magda Chambriard.

🤝 Puri foi recebido por Magda na quinta-feira (19), em Brasília. Na ocasião, foram discutidas possibilidades de cooperação entre a estatal brasileira e empresas indianas, especialmente em projetos de exploração e produção de petróleo em águas profundas e ultraprofundas no Brasil e na Índia.

Conforme relatado pelo ministro indiano nas redes sociais, ainda foram avaliadas medidas que possam aumentar as compras de petróleo bruto realizadas entre a Petrobras e as empresas de energia indianas.

Reuniões com o governo

Hardeep Singh Puri também se reuniu com os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores) e Alexandre Silveira (Minas e Energia), além do assessor-chefe da Assessoria Especial do Presidente da República, Celso Amorim.

Segundo ele, potenciais parcerias no desenvolvimento de biocombustíveis como etanol e combustíveis de aviação sustentáveis, novos blocos de petróleo e gás offshore, mineração de minerais de terras raras e tecnologias de energia renovável estiveram na pauta dessas reuniões, além do fortalecimento do comércio de hidrocarbonetos entre a Índia e o Brasil.

Leia também: Petrobras (PETR4) vai aportar R$ 16 milhões em startups

Puri destacou que a expertise do Brasil na produção de etanol e diesel renovável é de grande valor para a Índia, já que pode ajudar o país a reduzir as emissões de carbono e fortalecer a segurança energética.

Já o ministro de Minas e Energia brasileiro, Alexandre Silveira, afirmou que a Índia tem um "enorme potencial de manejo para lítio e terras raras", minerais que existem no Brasil e que são críticos para a transição energética. O lítio é usado, por exemplo, na confecção de baterias de carros elétricos.