Petrobras (PETR4) recupera valor de mercado pré-crise dos dividendos
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Com o objetivo de recuperar recursos e combater a corrupção, a Petrobras (PETR4) lançou a Lê-AI, uma ferramenta de inteligência artificial que monitora bens de devedores e identifica ativos ocultos. A Petrobras informou que a ferramenta já está sendo utilizada para identificar e recuperar ativos em situações onde a empresa tem direito a receber valores.
💻 “A ferramenta amplia sobremaneira nossa capacidade de identificar o patrimônio de terceiros devedores da Petrobras e também de mapear eventuais casos de enriquecimento ilícito de empregados e gestores da companhia”, disse Mário Spinelli, diretor de Governança e Conformidade da Petrobras.
Leia também: Oi (OIBR3) confirma segunda rodada de venda de ativos; veja os detalhes
Segundo Spinelli, antes da introdução da ferramenta, a verificação dos patrimônios era realizada manualmente, demandando horas de análise por parte dos funcionários. Com a implementação da inteligência artificial, a equipe responsável por esse trabalho agora consegue reduzir o tempo gasto na análise de dados em 90%.
🔎 Além da novidade, a companhia também informou nesta quarta que, a due diligence da refinaria de Mataripe, iniciada em março deste ano, está em fase de conclusão. No entanto, a empresa disse que ainda não há decisão sobre eventual aquisição de participação na refinaria.
A Petrobras só apresentará uma proposta formal para a aquisição da refinaria após uma análise interna detalhada. A decisão final dependerá da aprovação dos órgãos colegiados da empresa e de uma avaliação positiva quanto à viabilidade técnica e econômica do investimento, em linha com o Plano Estratégico 2024-2028+.
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Se ingressarem nos cofres do governo, os recursos contribuirão para compensar frustrações de receitas.