Petrobras (PETR4) faz oferta por bloco de petróleo na Namíbia

Sylvia dos Anjos, diretora de Exploração e Produção da Petrobras, revelou que a empresa foi convidada pela Galp.

Author
Publicado em 29/07/2024 às 09:58h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 29/07/2024 às 09:58h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
Inicialmente, a Galp começou a vender metade de sua participação em abril.  (Shutterstock)

A Petrobras (PETR4) apresentou uma oferta não vinculante para adquirir a operação e uma participação no bloco exploratório de petróleo e gás Mopane, na Namíbia, atualmente sob a posse da Galp. Sylvia dos Anjos, diretora de Exploração e Produção da Petrobras, revelou que a empresa foi convidada pela Galp, que possui 80% do bloco, em resposta às dificuldades enfrentadas pela estatal para obter licenciamentos ambientais no Brasil devido à greve do Ibama. 

💬 A descoberta de Mopane pela Galp, que é estimada em 10 bilhões de barris de petróleo e gás equivalente, está avaliada em cerca de US$ 10 bilhões. Inicialmente, a Galp começou a vender metade de sua participação em abril. Anjos também ressaltou que a petroleira é reconhecida como uma operadora de águas profundas e que suas parcerias naturais a tornam uma candidata óbvia para o bloco. 

Leia também; Multiplan (MULT3) aposta em expansão de shoppings no médio e longo prazo

A oferta chega dois dias após a companhia anunciar que está finalizando o due diligence para uma oferta de aquisição da refinaria de Mataripe que vendeu ao fundo soberano de Abu Dhabi Mubadala por US$ 1,65 bilhão.  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem se oposto à venda das refinarias da Petrobras e pressionado a empresa a acelerar investimentos que gerem empregos no setor. 

💲 No entanto, ainda não foi alcançado um acordo sobre a estrutura e o preço da possível recompra, segundo pessoas envolvidas nas negociações. A CGU (Controladoria-Geral da União) concluiu que a Petrobras pode ter vendido a refinaria com desconto durante a pandemia de Covid-19. Já o Ineep (Instituto de Estudos Estratégicos em Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), apoiado pelos sindicatos, estimou em 2021 que a refinaria tinha um valor entre 3 bilhões e 4 bilhões de dólares.