Petrobras (PETR4) encerra contrato com Unigel; entenda

O anúncio chega no mesmo dia em que o Conselho da companhia elegeu três novos diretores.

Author
Publicado em 28/06/2024 às 20:31h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 28/06/2024 às 20:31h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
Contrato das duas empresas foi analisado pelo TCU (Shutterstock)

Em comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (28), a Petrobras (PETR4) anunciou o encerramento do contrato firmado com a Unigel para a retomada das operações das fábricas de fertilizantes localizadas em Sergipe e na Bahia. A decisão foi tomada após o descumprimento das metas de eficiência estabelecidas no acordo original, firmado em dezembro de 2023.

📃 "A companhia reitera que as contratantes seguem na análise de uma solução definitiva, rentável e viável para o suprimento de fertilizantes ao mercado brasileiro", afirmou a petroleira em nota. O contrato de serviço com a Unigel era de natureza temporária e tinha como objetivo garantir a continuidade da operação das plantas localizadas em Sergipe e Bahia, pertencentes à Petrobras, por um período de oito meses, sem possibilidade de prorrogação.

O término ocorre após o contrato ter sido analisado pelo TCU (Tribunal de Contas da União), que levantou preocupações sobre possíveis prejuízos para a Petrobras. Em resposta, a petroleira afirmou em março não ter encontrado irregularidades no acordo. A Petrobras também reiterou que seu planejamento estratégico contempla a reorganização de suas operações no segmento de fertilizantes.

Leia também: Dividendos: Montadora vai pagar até R$ 0,22 por ação em JCP

🗣️ Além disso, o anúncio chega no mesmo dia em que o Conselho de Administração da empresa aprovou a eleição de três novos diretores indicados pela presidente da companhia, Magda Chambriard, sendo eles: Renata Baruzzi, Sylvia dos Anjos e Fernando Melgarejo. 

Em comunicado oficial, a Petrobras confirmou a indicação de novos membros para o Conselho de Administração e Diretoria da empresa. A estatal ressaltou que todo o processo de seleção seguiu os mais rígidos critérios de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade.