Petrobras (PETR4) e Weg (WEGE3) criam a maior turbina eólica das Américas

Desenvolvida ao longo de dois anos, turbina foi comprada pela Statkraft e instalada na Bahia.

Author
Publicado em 18/09/2025 às 17:13h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 18/09/2025 às 17:13h Atualizado 3 minutos atrás por Marina Barbosa
Turbina tem uma altura equivalente a seis estátuas do Cristo Redentor (Imagem: Divulgação/Petrobras)
Turbina tem uma altura equivalente a seis estátuas do Cristo Redentor (Imagem: Divulgação/Petrobras)

O Brasil ganhou a maior turbina de geração eólica de energia onshore das Américas, por meio de uma parceria entre Petrobras (PETR4) e Weg (WEGE3).

💡 Com 220 metros de altura e um peso de 1.830 toneladas, o equipamento foi desenvolvido ao longo de dois anos e acaba de entrar em operação, na Bahia.

Agora, deve gerar cerca de 2.500 MWh/mês, o equivalente ao consumo anual de energia de cerca de 15 mil residências brasileiras. 

O aerogerador é fruto das obrigações de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) da Petrobras.

De acordo com as regras contratuais da ANP (Agência Nacional de Petróleo), petroleiras devem investir um percentual da sua receita bruta em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação para garantir a concessão para exploração e produção de petróleo e gás natural.

💲 A Petrobras decidiu, então, firmar uma parceria com a Weg para desenvolver a maior turbina eólica onshore das Américas. O projeto recebeu um investimento de R$ 130 milhões, além de suporte do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e do governo federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente.

"A Petrobras, ao direcionar parte de seus investimentos para co-criar uma nova geração de equipamentos de energia eólica adquire conhecimentos que poderão subsidiar a empresa em futuros projetos, além de contribuir para a diversificação da matriz energética brasileira", afirmou a diretora de Engenharia, Tecnologia e Inovação da estatal, Renata Baruzzi

Leia também: Depois de 2 anos, Petrobras (PETR4) retoma produção de fertilizantes no Nordeste

Weg vê espaço para produção em série

O aerogerador tem 7MW de potência instalada. Por isso, pode contribuir com a redução do custo da energia. Afinal, com essa capacidade, produz mais eletricidade por unidade de área ocupada. Logo, reduz a necessidade de instalação de múltiplos aerogeradores, otimiza o uso do terreno e tende a diminuir os custos gerais de instalação e manutenção, segundo as empresas.

🔎 Por isso, a Weg vê espaço para que o equipamento seja produzido em série, na medida em que cresce a demanda por novos projetos de energia eólica.

Diretor Superintendente da WEG Energia, João Paulo Gualberto da Silva disse ainda que "o desenvolvimento do aerogerador de 7 MW reflete nossa capacidade de inovação e consolida o papel da WEG como protagonista no avanço da energia eólica".

Statkraft comprou a 1ª turbina

O equipamento resultante da parceria foi comprado pela empresa norueguesa de energia Statkraft, cliente da Weg. Com isso, foi instalado no Parque Eólico Seabra, no Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, no município de mesmo nome, na Bahia.

A Statkraft é a maior geradora de energia renovável da Europa. No Brasil, atua na geração e comercialização de energia para clientes comerciais e industriais de diversos segmentos.

A expectativa das empresas é de que o a modernização do Complexo de Brotas de Macaúbas, com o novo aerogerador, traga ganhos significativos de eficiência e produtividade para o empreendimento, que abastece milhares de residências brasileiras com energia limpa.