Petrobras (PETR4) pode retomar venda suspensa do Polo Bahia no governo Lula
A decisão, segundo a CEO da estatal, ainda está em análise e será tomada com base em critérios de retorno financeiro.
A Petrobras (PETR4) confirmou nesta sexta-feira (2) a troca do comando do seu CAE (Comitê de Auditoria Estatutária).
⛽ O CAE auxilia o Conselho de Administração da estatal na análise de assuntos como as demonstrações financeiras, a remuneração de acionistas e governança da empresa, além da gestão de riscos, os controles internos, o recebimento de denúncias e informações sobre erros e fraudes.
O comitê era presidido pelo conselheiro Francisco Petros, que foi indicado para o Conselho de Administração da Petrobras pelos acionistas minoritários detentores de ações ordinárias da companhia. Ele ficaria no comando do órgão até abril de 2025, mas teve o mandato encerrado antecipadamente, conforme antecipado pela agência "EPBR".
💰 Petros foi retirado do cargo depois de apresentar posição contrária à do governo em questões como a distribuição de dividendos extraordinários e a necessidade da convocação de uma assembleia de acionistas para a confirmação da eleição de Magda Chambriard para a presidência da Petrobras.
Em comunicado publicado nesta sexta-feira (2), a Petrobras confirmou que Francisco Petros foi substituído pelo conselheiro Jerônimo Antunes no comando do CAE. Antunes foi indicado pelos acionistas minoritários detentores de ações preferenciais para o Conselho de Administração da empresa.
Leia também: Mercado Livre supera Petrobras e torna-se maior empresa da América Latina
A Petrobras ressaltou que o novo presidente do CAE é "professor doutor de contabilidade da Universidade de São Paulo (USP), com experiência robusta de atuação em Conselhos de Administração e também em comitês de auditoria, como o da própria Petrobras, da Eletrobras e da Vibra".
A companhia disse, então, que ele atende "integralmente aos requisitos para ocupar tal posição" e possui "o currículo mais aderente à função dentre todos os membros do Conselho de Administração".
Ainda de acordo com a Petrobras, esta foi a única alteração na composição do CAE. Além de Jerônimo Antunes, integram o comitê os membros externos Eugênio Tiago Chagas Cordeiro, Fábio Veras de Souza e Newton de Araújo Lopes.
De acordo com "alteração pontual" ao regimento interno do CAE aprovada pela Petrobras em 26 de julho, o comitê deve ser composto por maioria de membros independentes, dado seu papel de assessoramento técnico ao Conselho de Administração. Mas essa maioria pode composta por membros internos (conselheiros) ou externos.
A decisão, segundo a CEO da estatal, ainda está em análise e será tomada com base em critérios de retorno financeiro.
O presidente também cobrou que os órgãos competentes fiscalizem o preço da gasolina vendida por postos de combustíveis.