Mega investidor dos EUA vende Itaú e Petrobras, mas aposta nestas ações

Howard Marks, da Oaktree, compra outras brasileiras e até argentinas

Author
Publicado em 16/08/2024 às 15:36h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 16/08/2024 às 15:36h Atualizado 3 meses atrás por Lucas Simões
Itaú e Petrobras perdem peso na carteira da Oaktree no 2º tri. (Fonte: Shutterstock)

🤑O mega investidor norte-americano Howard Marks, através de sua gestora Oaktree, rebalanceou sua carteira no segundo trimestre do ano ao vender 30% das ações que tinha em Itaú (ITUB4) e cerca de 11% dos papéis detidos em Petrobras (PETR4), conforme dados compilados pelo site Valuesider, a partir de números enviados pelos maiores fundos americanos.

Marks, autor do livro O Mais Importante para o Investidor, ainda mantém posições no banco e na petroleira brasileiras, mas agora bem menores do que antes. Após a venda de 2,75 milhões de ações, o Itaú representa 0,74% da carteira. Já o corte de 593 mil papéis da Petrobras deixou-a com participação de 1,25%.

Ainda que em posição menor, outro banco brasileiro levou uma tesourada da Oaktree no trimestre passado. Isso porque a gestora se desfez de quase 1% das ações que possuía do Bradesco (BBDC4), cerca de 236 mil papéis, ajustando para 1,49% a representação da empresa no fundo.

Leia mais: Pós-balanço, Genial e Itaú BBA elevam preço-alvo para Bradesco (BBDC4)

Embora grandes companhias brasileiras tenham perdido espaço no portfólio gerido por Howard Marks, ele ainda mantém apostas em ações brasileiras ligadas aos setores de petróleo e gás, com novas compras, incluindo até companhias argentinas.

Aposta em ações brasileiras

🏗️Entre as novas compras da Oaktree estão os papéis da Gerdau (GGBR4), que entram no fundo, com peso total de 0,37% e saldo de 5,8 milhões de ações. 

Outras companhias brasileiras que tiveram compras de ações expressivas pela gestora no trimestre foram: Braskem (BRKM5), com alta de 20%, e Azul (AZUL4), com alta de 33%. Ambas empresas têm participação na carteira de 0,30% e 0,19%, respectivamente.

Já com uma compra mais contida de 10%, a Vale (VALE3) teve incremento de 1,2 milhão de ações no trimestre. No total, a gestora detém 12,7 milhões de papéis da mineradora brasileira, sendo, portanto, a Vale a ostentar a maior representação entre as brasileiras na carteira da Oaktree, com peso de 2,72%.

Leia mais: Brasil tem 9 empresas entre as 500 maiores do mundo, conheça

Argentina

💃Também é preciso mencionar que Howard Marks aproveita oportunidades no mercado argentino, já que os dados mostram um aumento de 168% nas compras da YPF, empresa líder em exploração e produção de hidrocarbonetos na Argentina.

Nessa oportunidade, a Oaktree adquiriu quase 600 mil ações da YPF, totalizando uma posição de 954 mil papéis e representação de 0,37% na carteira da gestora. 

Desde o seu fundo histórico em julho de 2022, os papéis da argentina YPF, listados na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), acumulam valorização superior a 600%. E com a chegada de Javier Milei à presidência do país, o mercado passou a precificar mais chances de privatização da companhia.