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MBRF (MBRF3) comunicou em fato relevante nesta segunda-feira (27) que sua subsidiária BRF GmbH celebrou contrato de investimento com a HPDC (Halal Products Development Company), controlada integralmente pelo fundo soberano da Arábia Saudita, o PIF (Public Investment Fund). Conforme o contrato, a BRF GmbH aportará na BRF Arabia Holding ativos com enterprise value de US$ 2,07 bilhões.
“A expansão da parceria com a HPDC visa reforçar a presença regional da MBRF em um dos mercados mais lucrativos e influentes do mundo, aproximando cada vez mais nossas marcas dos consumidores locais e assegurando a presença permanente na agenda de segurança alimentar do país. Além disso, a operação abre a possibilidade para um IPO a partir de 2027”, pontuou Marcos Molina, chairman e controlador da MBRF.
“O movimento está em linha com a estratégia da MBRF de fortalecimento de suas operações no mercado Halal, onde a empresa está presente há mais de 50 anos e lidera o mercado com Sadia, a marca preferida dos consumidores e que detém 36,2% de market share* nos países do GCC (Conselho de Cooperação do Golfo)”, destacou Marquinhos Molina, Chairman da Sadia Halal e CEO para a Arábia Saudita.
💰 Na conclusão do acordo, a HPDC deterá 10% da BRF Arabia, com plano de ampliar sua fatia para 30% e direito de alcançar até 40%. Esse aumento ocorrerá via aporte de capital, metade primário e metade secundário, segundo informou a companhia. O negócio representa ainda o primeiro passo para um futuro IPO da BRF Arabia, previsto a partir de 2027, condicionado ao cenário de mercado e às regras regulatórias vigentes.
"O fechamento do Contrato de Investimento está sujeito a condições precedentes usuais em transações dessa natureza, inclusive aprovações concorrenciais, sendo esperado para o primeiro trimestre de 2026. Na conclusão da operação, o nome da joint venture passa a ser Sadia Halal", diz ainda o comunicado.
Sobre o mercado Halal
Segundo informações da assessoria, o mercado halal movimenta mais de US$ 2 trilhões anualmente e tem a proteína animal como principal segmento, deve ver o consumo de alimentos halal ultrapassar US$ 1,5 trilhão até 2027. A população muçulmana, com mais de 1,9 bilhão de pessoas e crescimento médio duas vezes superior ao global, garante uma demanda contínua e crescente por proteínas halal.