Klabin (KLBN11) aprova novas políticas para dividendos e JCP; veja o que muda

A decisão foi anunciada na última terça-feira (29).

Author
Publicado em 30/10/2024 às 08:54h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 30/10/2024 às 08:54h Atualizado 3 minutos atrás por Elanny Vlaxio
A empresa também estabeleceu uma nova política de endividamento (Imagem: Shutterstock)

💲 A Klabin (KLBN11) reformulou suas políticas de dividendos, JCP (Juros sobre Capital Próprio) e endividamento. As novas regras, aprovadas na última terça-feira (29), visam otimizar a distribuição de lucros aos acionistas e fortalecer a estrutura financeira da empresa.

O que muda?

A partir de agora, os detentores de ações da companhia terão direito a um dividendo obrigatório correspondente a 25% do lucro líquido ajustado apurado ao final de cada exercício social. 

No entanto, essa distribuição poderá ser suspensa em casos excepcionais, quando a administração da empresa informar à Assembleia Geral Ordinária que tal medida se mostra incompatível com a saúde financeira da companhia.

💰 A parcela do lucro líquido que ultrapassar o valor destinado ao dividendo obrigatório e às reservas legais poderá ser utilizada pela empresa para financiar projetos de investimento, conforme previsto no orçamento de capital. Alternativamente, essa parcela poderá ser distribuída aos acionistas na forma de dividendos adicionais.

Leia também: McDonald’s (MCDC34) lucra US$ 2,25 bi no 3º trimestre, queda de 3%

Vale citar que a legislação societária permite que a administração da empresa elabore balanços contábeis em períodos menores que um ano. Com base nesses balanços intermediários, o conselho de administração poderá, por deliberação, distribuir dividendos aos acionistas. 

Esses dividendos, denominados intermediários ou intercalares, serão pagos com base nos lucros acumulados ou nas reservas de lucros demonstrados no último balanço anual.

A periodicidade desses pagamentos será definida pelo Conselho de Administração, podendo ser trimestral ou outra, conforme deliberação da Assembleia Geral.

Outros detalhes

🤑 Com as mudanças, a Klabin estabeleceu uma nova política de endividamento, definindo que a dívida líquida da empresa será calculada subtraindo a posição de caixa e equivalentes de caixa da dívida financeira consolidada. Essa metodologia visa oferecer uma visão mais precisa da situação financeira da companhia.

O Ebitda ajustado, um indicador fundamental para avaliar a performance operacional da empresa, também passou por uma reformulação. A nova metodologia considera itens como depreciação, exaustão, amortização e outros ajustes, oferecendo uma visão mais precisa da geração de caixa da empresa.