Justiça suspende operações de mina da Vale (VALE3) no Pará

Em fevereiro, a Semas do Pará suspendeu a licença de operação de duas minas no Estado.

Author
Publicado em 04/04/2024 às 10:26h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 04/04/2024 às 10:26h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
(Shutterstock)

O Tribunal de Justiça do Pará suspendeu, novamente, as operações da mina de Onça Puma, da mineradora Vale (VALE3), no Pará.  A decisão foi divulgada na última quarta-feira (3) em fato relevante na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

⚖️ Em fevereiro deste ano, a Semas (Secretaria do Meio Ambiente do Pará) suspendeu a licença de operação das minas de Sossego e Onça Puma alegando descumprimento de condicionantes ambientais.

A mineradora reforçou em comunicado ao mercado "o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas". 

Leia também: Com liminar, Vale (VALE3) recupera licença de minas no Pará

📃 Com isso, a Vale ajuizou tutela provisória de urgência em Ourilândia, e conseguiu decisão favorável, restabelecendo a vigência e validade da licença de operação

No início do mês de março, o Estado do Pará entrou com recurso no Tribunal de Justiça do Estado, que derrubou a decisão da primeira instância, suspendendo a licença de operação das minas.

Em fato relevante divulgado nesta quinta-feira (4), a mineradora informou que "adotará as medidas judiciais cabíveis para buscar reverter a decisão perante o Tribunal de Justiça do Estado do Pará, assim como nos tribunais superiores em Brasília”