Zamp (ZAMP3), dona do BK, vai operar Starbucks no Brasil, diz site
Empresa tem opção de comprar 150 lojas da cafeteria que estão abertas no país
A Justiça do Maranhão multou o Burger King, restaurante subsidiário do Grupo Zamp (ZAMP3), por propaganda enganosa. O caso se refere a 2021, quando a cadeia de lanchonetes lançou um suposto hambúrguer chamado "Whopper Costela".
⚖️De acordo com os autos do processo, não tinha costela suína na composição do lanche, e sim paleta suína, considerado um dos cortes mais baratos do porco. A ação coletiva foi protocolada pelo Ibedec (Instituto Brasileiro de Estudo e defesa das Relações de Consumo).
A princípio, o órgão pediu uma indenização total de R$ 20 milhões, além de R$ 1 mil por danos morais para os consumidores que forem enganados pelos produtos. No entanto, o juiz maranhense Douglas de Melo Martins, fixou o pagamento em R$ 200 mil, destacando que “a situação não resultou em consequências além do aborrecimento”.
Na época em que o sanduíche foi lançado, diversos consumidores reclamaram diante da repercussão do caso. A rede de fast food, então, excluiu a opção do cardápio oficial e fez uma campanha de publicidade para dizer que, de fato, não se tratava de costela.
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“Sentimos muito pelo ocorrido e anunciamos a troca imediata do nome do sanduíche para ‘Whoper’”, dizia publicidade do BK. “O sanduíche continua igual e a composição permanece sendo 10% de carne de paleta suína com aroma de costela”, completou.
Em nota à imprensa sobre a decisão recente, o Burger King afirmou que “a decisão não é definitiva, cabendo recurso por parte da empresa, que será apresentado no momento oportuno”.
Essa não é a primeira vez que uma rede de fast food é alvo de ações por trocar a composição de seus lanches sem avisar os consumidores. Em 2022, o Procon-SP notificou o Mc Donald’s por supostamente vender o Mc Picanha com hambúrgueres de outras partes bovinas.
Segundo a marca norte-americana, os sanduíches foram “desenvolvidos com um sabor mais acentuado de churrasco, trazendo como novidade o exclusivo molho sabor Picanha”, disse.
Empresa tem opção de comprar 150 lojas da cafeteria que estão abertas no país
A dona do Burguer King no Brasil já havia recebido a renúncia de outros três membros do Conselho de Administração neste ano.