✈️ Representantes dos aeronautas da aviação regular no Brasil anunciaram nesta semana que a categoria aceitou a proposta de renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) para os anos de 2025 e 2026, afastando assim o risco de uma greve que poderia afetar o transporte aéreo às vésperas do Ano Novo.
A decisão foi confirmada após votação on-line promovida pelo SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas), em que 65,93% dos participantes aprovaram a proposta mediada pelo TST (Tribunal Superior do Trabalho). Com a aprovação, a assembleia que estava prevista para discutir uma potencial paralisação foi cancelada.
⚠️ As negociações contaram ainda com a mediação do TST e foram acompanhadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos e pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). A nova CCT prevê a correção das cláusulas salariais pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e um reajuste de 8% no vale alimentação, entre outras cláusulas revisadas.
Segundo comunicado do ministério responsável, a aprovação do acordo “estabelece ajustes em pontos relevantes das reivindicações trabalhistas, garantindo segurança jurídica e estabilidade para o setor."