👀 O
GPA (PCAR3) informou nesta sexta-feira (3) que a eleição do Conselho de Administração seguirá o sistema de voto múltiplo, a pedido de acionistas minoritários detentores de mais de 5% do capital votante. Com o voto múltiplo, os acionistas podem concentrar todos os votos em um único candidato ou repartir entre alguns indicados.
A assembleia geral extraordinária está prevista para a próxima segunda-feira (6). Conforme comunicado, a assembleia será realizada de forma “exclusivamente digital” e decidirá também pela fixação de nove membros no conselho de administração.
A notícia chega dias após o Cade (Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovar a transferência de parte do Grupo Pão de Açúcar para o Grupo Coelho Diniz. A transação envolve a compra de participação na CDB (Companhia Brasileira de Distribuição), controladora do GPA.
📄 Com a operação, a Família Coelho Diniz passou a controlar 24,5% das ações da CBD, ultrapassando o Grupo Casino, que detém 22,5% do GPA. O Cade concluiu que o Grupo Coelho Diniz exercerá controle sobre o GPA, embora de forma compartilhada. O despacho autorizando a operação foi publicado nessa terça-feira (2) no DOU (Diário Oficial da União).
O GPA também divulgou editais de convocação de debenturistas para assembleias, nas quais pedirá permissão para suspender temporariamente o descumprimento de cláusulas de endividamento, evitando o vencimento antecipado das obrigações.