Reestruturação faz ações da Gol (GOLL4) voarem no pregão; papéis entraram em leilão
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✈️ A Gol Linhas Aéreas Inteligentes (GOLL4), atualmente em processo de reestruturação nos Estados Unidos sob o Capítulo 11, divulgou nesta semana um plano de reestruturação financeira.
Segundo o documento, 30% da dívida total da companhia será perdoada pela União. Além disso, a Gol alcançou um acordo com seus credores, que prevê a conversão ou extinção de até R$ 10,2 bilhões (US$ 1,7 bilhão) em dívidas financiadas.
A dívida total da Gol com a União, composta exclusivamente por débitos com a Receita Federal e a Previdência Social, gira em torno de R$ 6 bilhões. A companhia conseguiu um acordo de renegociação que prevê um desconto de aproximadamente 75% sobre esse valor.
💸 Como parte do acordo, parte da dívida será convertida em ações da empresa, enquanto outra parte será simplesmente perdoada. É importante ressaltar que, dos R$ 15 bilhões originalmente devidos à União, cerca de R$ 4,5 bilhões já haviam sido perdoados anteriormente.
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A aérea continua em negociação com o governo para definir as condições de pagamento do restante de sua dívida. É estimado que o valor remanescente, cerca de R$ 1,5 bilhão, será quitado em parcelas, com um prazo de cinco anos para a maior parte e até dez anos para o restante.
Antes do acordo de renegociação, essa dívida era composta por US$ 700 milhões em impostos federais, US$ 185 milhões em contribuições previdenciárias e US$ 117 milhões em débitos com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo, conforme divulgado pela imprensa.
💰 A Gol ofereceu ainda como garantia para a renegociação de sua dívida 20% dos seus slots no aeroporto de Congonhas, avaliados em US$ 188 milhões. Essa garantia, somada a outros ativos, totaliza cerca de 120% do valor total da dívida a ser paga.
Entre os ativos que compõem a garantia, destacam-se os recebíveis provenientes da venda de publicidade em suas propriedades de mídia e dos contratos de venda de bilhetes com a operadora CVC. Além disso, a companhia também possui recebíveis junto ao Ministério do Planejamento.
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Em março, a Gol pediu intimação da Latam à corte norte-americana após a tentativa de apropriação de aeronaves.