FII perde 3 contratos de locação com o Banco do Brasil (BBAS3)

O BB decidiu encerrar antecipadamente o contrato de locação de três das suas agências.

Author
Publicado em 04/02/2026 às 11:11h - Atualizado 3 minutos atrás Publicado em 04/02/2026 às 11:11h Atualizado 3 minutos atrás por Marina Barbosa
TVRI11 investe, sobretudo, em agências do Banco do Brasil (Imagem: Shutterstock)
TVRI11 investe, sobretudo, em agências do Banco do Brasil (Imagem: Shutterstock)
O fundo imobiliário TVRI11 (Tivio Renda Imobiliária) pode ter que acelerar o processo de diversificação do seu portfólio neste início de ano.
🏦 Isso porque o Banco do Brasil (BBAS3) anunciou na terça-feira (3) a intenção de encerrar antecipadamente três dos contratos de locação que mantém com o fundo.
Os contratos dizem respeito a agências bancárias que somam mais de 19 mil metros quadrados e representam cerca de 4,7% da receita atual do FII (Fundo de Investimento de Imobiliário).
Estas são as agências envolvidas:
  • Cinelândia, no Rio de Janeiro;
  • São José do Rio Preto, em São Paulo;
  • Tamoios, em Belo Horizonte (MG).
O TVRI11 lembrou, no entanto, que a rescisão antecipada dos contratos de locação só produzirá efeitos após o cumprimento do prazo de aviso prévio. Por isso, pode resultar no pagamento de multas ao fundo.
⚠️ Esse prazo é de 180 dias no caso das agências da Cinelândia e de São José do Rio Preto, mas chega a 270 dias no caso de Tamoios -o maior dos três imóveis, com quase 15 mil metros quadrados. 
Em comunicado, o TVRI11 disse que manterá o mercado informado sobre os eventuais desdobramentos dessa negociação e reafirmou o comprometimento com o interesse dos cotistas.

Modernização do portfólio

Antigo BB Progressivo II, o TVRI11 foi criado em 2012 com o objetivo de adquirir imóveis do Banco do Brasil e alugá-los ao próprio banco através de contratos de locação atípicos com prazo de 10 anos.
Contudo, em meados de 2023, decidiu reequilibrar e diversificar o seu portfólio, por meio da venda de ativos non-core e aquisição de ativos estratégicos. 
Desde então, já foram oito vendas, que totalizam R$ 162,7 milhões. A última foi anunciada no início deste ano e envolveu a agência do Banco do Brasil no centro de Toledo, no Paraná.
Além disso, duas aquisições foram realizadas em dezembro de 2025: Day Hospital Santo André e Varejo Hortifruti Botafogo.