💸 A
Eneva (ENEV3) informou ao mercado que declarou a comercialidade da descoberta de gás natural Colinas, localizada no bloco PN-T-102A, na Bacia do Parnaíba. O comunicado foi divulgado na última quarta-feira (21), em atendimento às exigências legais e regulatórias, e encaminhado à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
No documento, a companhia solicitou à ANP que a acumulação de Colinas passe a ser denominada Gaviãozinho. Após a aprovação do Plano de Desenvolvimento, a área será oficialmente classificada como campo. Com essa declaração, Gaviãozinho se torna a 13ª área declarada comercial pela Eneva na Bacia do Parnaíba.
✔️ Para a avaliação da descoberta, a empresa adquiriu 877,5 quilômetros de linhas sísmicas 2D e perfurou sete poços dentro do chamado ring fence. O poço descobridor foi o 1-ENV-44-MA, além dos poços 1-ENV-42-MA, 3-ENV-53-MA, 4-ENV-55-MA, 3-ENV-56A-MA e 3-ENV-59-MA.
A estimativa de volume de gás in place da acumulação varia entre 2,23 bilhões de metros cúbicos (P90), 3,00 bilhões de metros cúbicos (P50) e 3,98 bilhões de metros cúbicos (P10). A partir da Declaração de Comercialidade, a Eneva terá um prazo de até 180 dias para apresentar à ANP o Plano de Desenvolvimento da área.