GPA (PCAR3) reverte prejuízo e tem lucro de R$ 137 milhões no 3T25
No período, a empresa registrou vendas totais próximas de R$ 4,9 bilhões.
A Black Friday é na próxima sexta-feira (28), mas as varejistas e supermercadistas da B3 já estão em clima de ofertas.
💰 Afinal, a data deve alcançar um novo recorde de vendas neste ano e as empresas listadas na bolsa querem garantir parte desse movimento.
Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bilhões no varejo brasileiro em 2025.
Esta já é, portanto, a quinta data mais importante para o setor, atrás apenas do Natal, Dia das Mães, Dia das Crianças e Dia dos Pais.
🛒 Pelos cálculos da CNC, a maior parte das vendas deve ocorrer em hiper e supermercados, como GPA (PCAR3), Assaí (ASAI3) e Grupo Mateus (GMAT3).
"A data tem ganhado cada vez mais relevância ano após ano e se transformou em um período bastante aguardado pelo consumidor para abastecer a casa com produtos alimentícios, bebidas e itens de limpeza", reforçou o diretor de E-commerce do GPA, Victor Maglio.
O GPA já até notou um aumento dos pedidos online no Esquenta Black Friday, mas quer dobrar as vendas do dia da Black Friday. Por isso, montou uma estratégia robusta para a data.
📺 A Casas Bahia (BHIA3) também apostou pesado na Black Friday, inclusive com a ampliação do crédito disponibilizado aos clientes por meio do seu crediário. Afinal, eletroeletrônicos, móveis e eletrodomésticos também devem ser muito buscados.
"É um dos momentos mais importantes do varejo e representa a essência do nosso negócio: atender com alegria, negociar de perto e facilitar o acesso dos brasileiros aos seus sonhos", explicou o CEO do Casas Bahia, Renato Franklin.
👚 Destaque ainda para o segmento de vestuário e acessórios, que deve movimentar quase R$ 1 bilhão, segundo a CNC. Não à toa, empresas como C&A (CEAB3) e Renner (LREN3) já estão com descontos.
"A Black Friday deixou de ser uma data exclusiva e passou a ser um período muito relevante para o varejo, e sem dúvida, exige uma preparação robusta em todas as frentes", disse o vice-presidente de Operações da C&A Brasil, Fernando Brossi.
💊 De acordo com a CNC, muitos brasileiros ainda devem aproveitar a data para reforçar o estoque de medicamentos, perfumarias e cosméticos. Por isso, RD Saúde (RADL3) e Pague Menos (PGMN3) também entraram no clima da Black Friday, com descontos de até 80%.
Diretor-executivo de Marketing e Clientes da RD Saúde, Daniel Campos explicou que muitos consumidores aproveitam esta época para garantir o abastecimento de produtos por boa parte do ano. "A Black Friday deixou de ser apenas uma data de grandes descontos. Hoje, ela representa uma oportunidade de cuidado acessível", afirmou.
Veja o faturamento estimado para cada segmento do varejo:
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Veja a estratégia adotada por empresas da B3 na Black Friday 2025:
Com pesquisas apontando a intenção dos consumidores brasileiros de aproveitar a Black Friday para abastecer a despensa de casa, o GPA (GPA3) mantém boas expectativas para a data.
O dono das marcas Pão de Açúcar e Extra Mercados já notou um aumento de 20% nos pedidos online no "Esquenta Black Friday" e espera mais do que dobrar as vendas na sexta-feira (28).
A expectativa é de crescimento sobretudo nos segmentos de nutrição infantil, bebidas alcoólicas, azeites e leite.
"Nós apostamos em ofertas e dinâmicas comerciais que atendem ao comportamento do cliente, que nos dá sinais", disse o diretor de E-commerce do GPA, Victor Maglio, contando que a companhia também fez as suas próprias pesquisas para se preparar para a Black Friday.
"A data tem ganhado cada vez mais relevância ano após ano e se transformou em um período bastante aguardado pelo consumidor para abastecer a casa com produtos alimentícios, bebidas e itens de limpeza. Para atender a demanda, adotamos um planejamento estratégico antecipado com foco na negociação com fornecedores e em práticas de eficiência operacional", afirmou.
Diante dessa tendência, o Assaí (ASAI3) também promete ofertas em diferentes categorias.
A maior parte dos descontos será anunciada na sexta-feira (28) nas lojas do atacadista. Contudo, algumas promoções já estão disponíveis no aplicativo Meu Assaí, por meio do Esquenta Black, que vai até quinta-feira (27).
"Nesse período, quem usa o aplicativo encontra descontos de até 50% em diversas categorias, incluindo alimentos para a ceia e produtos muito procurados por empreendedores que querem reforçar seus estoques antes das datas de maior movimento", contou a diretora comercial do Assaí, Hellen Tatiana Lima.
A Americanas (AMER3) quer entregar uma Black Friday "histórica" para, assim, avançar com o seu processo de recuperação.
Para isso, não restringiu as promoções ao 28 de novembro. A campanha começou em 3 de novembro e vai até 4 de dezembro, com Black Cestas diárias e quatro sextas-feiras de preços de Black Friday. Ou seja, com até 80% de desconto em uma seleção de produtos.
A Americanas ainda ampliou a equipe, o serviço de entregas de pedidos online e o parcelamento do seu cartão de crédito Cliente, para até 24 vezes sem juros.
"Mais de 30 milhões de caixas com mercadorias estão sendo enviadas às lojas, abastecendo com milhões de produtos as mais de 40 categorias, de bomboniere, higiene pessoal, itens para o lar, brinquedos, vestuário e papelaria, até produtos de maior valor agregado, como eletroportáteis e tecnologia", acrescentou o vice-presidente de Operações da Americanas, Luiz Tavares.
Americanas e Magazine Luiza (MGLU3) ainda fecharam uma parceria a poucos dias da Black Friday.
Com isso, a Americanas também pode vender seus produtos na plataforma digital do Magazine Luiza e o Magalu promete oferecer os itens do seu estoque próprio no e-commerce da Americanas.
De toda forma, o site do Magazine Luiza também já está em clima de Black Friday, com o lançamento de novas ofertas diariamente.
A Casas Bahia (BHIA3) também apostou pesado na data. Por isso, já vem realizando ofertas desde o final de outubro, além de ações nas redes sociais para atrair os consumidores.
Além disso, decidiu oferecer R$ 1,2 bilhão em crédito no seu crediário ao longo de todo o mês de novembro, com condições especiais. As compras feitas pelo carnê físico ou digital poderão ser divididas em 24 parcelas fixas, com o início do pagamento apenas em 2026.
O CEO do Grupo, Renato Franklin, explicou que "o crediário sempre foi um importante mecanismo de acesso ao consumo no Brasil", sobretudo no que diz respeito aos principais produtos oferecidos pela companhia: móveis, eletrodomésticos e eletrônicos.
"Nesta Black Friday, ampliamos o crédito e reforçamos nossa operação logística para garantir que mais clientes realizem seus sonhos com conveniência e confiança. É uma campanha pensada para facilitar o poder de compra e reforçar o papel da Casas Bahia como uma marca próxima e acessível para todos", afirmou.
Vale lembrar ainda que a Casas Bahia também fechou uma parceria com o Mercado Livre (MELI34) poucas semanas antes da Black Friday. Por isso, poderá vender eletrodomésticos, eletrônicos e móveis também no marketplace do Mercado Livre.
No segmento de roupas e calçados, a C&A (CEAB3) disse que preparou uma "estratégia robusta" para a Black Friday, para reforçar seu papel como uma das principais varejistas de moda do país.
Os descontos também não se limitam à sexta-feira (28) e já estão disponíveis no site, no aplicativo e nas lojas físicas da companhia.
Para dar conta da demanda, a empresa abriu cerca de 500 vagas temporárias de trabalho apenas para a Black Friday e reforçou a equipe do seu Centro de Distribuição em Osasco (SP).
"Na C&A, unimos preço competitivo, sortimento de produtos relevantes e uma jornada fluida para entregar a melhor experiência à nossa cliente", afirmou o vice-presidente de Operações da C&A Brasil, Fernando Brossi.
No campo da saúde, a Pague Menos (PGMN3) também quer aproveitar a Black Friday para ampliar as vendas. Por isso, promete fazer promoções e parcelar as compras em até 10 vezes sem juros.
Os descontos chegam a 80% e devem ser encontrados todas as categorias disponíveis nas lojas e no e-commerce. Ou seja, medicamentos, produtos de beleza, itens de higiene pessoal e conveniência.
Segundo a companhia, alguns produtos serão vendidos a partir de R$ 3,99, pois o objetivo é democratizar o acesso a itens essenciais e de autocuidado.
A RD Saúde (RADL3) também promete descontos de até 80% em diversas categorias, além de parcelamento em até seis vezes, frete grátis e pontos em dobro no seu programa de fidelidades para pagamentos feitos com Pix.
Batizada de "a maior Black do cuidado", a campanha já começou e vai até o fim de novembro, nas lojas, sites e aplicativos das redes de farmácias Raia e Drogasil.
"Na Black Friday da RD Saúde, as ofertas podem durar algumas horas, três dias ou até uma semana. A proposta é manter o fluxo de oportunidades, estimulando compras inteligentes e o planejamento do abastecimento doméstico", explicou.
No período, a empresa registrou vendas totais próximas de R$ 4,9 bilhões.
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