Copel (CPLE6) vende companhia de gás para o grupo Cosan (CSAN3)

A Copel vendeu a sua participação de 51% na Compagas para a Compass, por R$ 906 milhões.

Author
Publicado em 10/07/2024 às 20:21h - Atualizado 2 meses atrás Publicado em 10/07/2024 às 20:21h Atualizado 2 meses atrás por Marina Barbosa
Compagas é a istribuidora de gás natural do Paraná (Shutterstock)

A Copel (CPLE6) anunciou nesta quarta-feira (10) a venda de uma fatia de 51% da Compagas (Companhia Paranaense de Gás) para a Compass Gás e Energia, empresa do grupo Cosan (CSAN3).

💲 O negócio foi fechado por R$ 906 milhões, sendo que 40% desse valor será pago até o fechamento da operação e o restante será pago até o fim de 2026.

Segundo a Copel, a conclusão da transação depende da aprovação dos órgãos competentes e do não exercício do direito de preferência dos atuais acionistas da Compagas.

Distribuidora de gás natural do Paraná, a Compagas também tem como sócios as companhias Mitsui e Commit Gás. Enquanto a Copel detém 51% da companhia, Mitsui e Commit Gás têm 24,5% cada.

Leia também: Cosan (CSAN3): Moove entra com pedido de IPO nos EUA

Copel mira descarbonização

💡 Em comunicado, a Copel disse que a venda do controle da Compagas faz parte da estratégia de "focar em seu core business e na descarbonização do seu portfólio".

Vale lembrar que a Copel já havia vendido o controle da UEGA (UEG Araucária) para a Âmbar Energia pensando em descarbonizar sua matriz de geração.

Já a Compass Gás e Energia, do grupo Cosan, destacou que a Compagas opera com exclusividade a distribuição gás natural canalizado do Paraná por meio do contrato de concessão com vigência até junho de 2054.

"Sua rede de distribuição totaliza aproximadamente 880 km de gasodutos, atendendo a mais de 54 mil clientes em 16 munícipios, com volume distribuído de 821 mil m3/dia de gás natural", ressaltou.