Copasa (CSMG3) estende contrato de saneamento com Belo Horizonte até 2073

O documento estende a parceria entre a empresa e a capital mineira por mais 50 anos, até 7 de fevereiro de 2073.

Author
Publicado em 07/12/2025 às 17:06h - Atualizado 7 horas atrás Publicado em 07/12/2025 às 17:06h Atualizado 7 horas atrás por Matheus Silva
A capital mineira representa uma parcela significativa da base de clientes atendida pela companhia (Imagem: AMM/Divulgação)
A capital mineira representa uma parcela significativa da base de clientes atendida pela companhia (Imagem: AMM/Divulgação)
🚨 A Copasa (CSMG3) informou na noite desta sexta-feira (6) que firmou um novo acordo com o município de Belo Horizonte para a continuidade da prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O documento assinado é um termo aditivo ao contrato atual e estende a parceria entre a empresa e a capital mineira por mais 50 anos — até 7 de fevereiro de 2073.
Segundo a Copasa, o Instrumento de Acordo formaliza a renovação do vínculo contratual e prevê a celebração de um novo aditivo detalhado, que especificará as obrigações e compromissos de ambas as partes ao longo do novo período de vigência.
A renovação do contrato consolida a presença da Copasa em um dos principais mercados urbanos do estado e reforça sua carteira de contratos de longo prazo. 
A capital mineira representa uma parcela significativa da base de clientes atendida pela companhia, tanto em volume quanto em receita.
Com a renovação, a Copasa segue responsável por toda a infraestrutura de captação, tratamento e distribuição de água, bem como pela coleta e tratamento de esgoto sanitário em Belo Horizonte. 
Os termos do novo acordo contratual, com metas de universalização e investimentos, devem ser definidos no aditivo previsto.
📊 A extensão do contrato ocorre em um momento de discussões no setor sobre a regionalização e a modernização dos serviços de saneamento no Brasil, em linha com o novo marco legal do setor.