Petrobras (PETR4) recupera valor de mercado pré-crise dos dividendos
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
O Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) aprovou, nesta sexta-feira (24), a nomeação de Magda Chambriard para o cargo de presidente da empresa. A engenheira e ex-funcionária da própria Petrobras, assume o comando da estatal em um momento crucial para o futuro do setor energético brasileiro.
📊 A companhia já havia adiantado na última quarta-feira (22), que o Comitê de Pessoas do Conselho de Administração, havia concluído a análise sobre a indicação de Chambriard para os cargos de presidente da Petrobras e conselheira de administração.
O comunicado chega uma semana após a Petrobras vivenciar uma semana turbulenta no mercado financeiro, com suas ações apresentando queda expressiva e consequente perda de R$ 68,1 bilhões em valor de mercado. A volatilidade durante aquela semana foi devido à demissão do ex-presidente Jean Paul Prates e o receio de intervenção do governo federal na empresa.
Chambriard, a nova presidente da Petrobras, ostenta um currículo diversificado na área de óleo e gás. Graduada em Engenharia Civil pela UFRJ (1979) e mestre em Engenharia Química pela COPPE/UFRJ (1989), ela também possui especializações em Engenharia de Reservatórios e Avaliação de Formações, e em Produção de Petróleo e Gás, pela Universidade Petrobras.
👩💼 Sua trajetória profissional está intimamente ligada à Petrobras, onde iniciou sua carreira em 1980. Ao longo de mais de três décadas na empresa, Magda acumulou vasta experiência em diversas áreas da produção de petróleo e gás, sempre se destacando por sua competência e capacidade de liderança.
Em 2002, Magda foi cedida à ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis), onde ocupou diversos cargos de relevância, incluindo a assessoria da diretoria de Exploração e Produção. Sua atuação na ANP contribuiu para o desenvolvimento do setor de óleo e gás no Brasil, demonstrando sua visão estratégica e conhecimento técnico aprofundado.
Após 42 dias de incertezas, a possibilidade de distribuição do provento impulsionou as ações da estatal na B3.
Se ingressarem nos cofres do governo, os recursos contribuirão para compensar frustrações de receitas.