Braskem (BRKM5): S&P rebaixa nota de crédito de “BB” para “BB-"
A decisão da agência está ligada às incertezas que ainda pressionam os spreads do setor petroquímico.
A CVM (Comissão de Valores Mobiliários) solicitou à Braskem (BRKM5) esclarecimentos sobre transações envolvendo a participação da Novonor, depois que o jornal O Globo informou que a gestora IG4 buscava participação com proposta envolvendo bancos credores e acionistas.
💬 A Comissão, então, pediu explicações sobre a ausência de fato relevante. Em resposta, a Braskem destacou que comunicou ao mercado, via fato relevante, o término do prazo de exclusividade e a continuidade das negociações com o fundo Petroquímica Verde.
Em relação às notícias sobre negociações entre bancos credores e a IG4, a Braskem disse ter consultado a Novonor em 24 de agosto sobre eventual fato novo que pudesse alterar as informações divulgadas. A Novonor, por outro lado, respondeu que não havia fato novo relevante.
A este respeito, a Braskem destaca que divulgou, no dia 22.08.25, Fato Relevante a respeito do processo de alienação da participação da Novonor – Em Recuperação Judicial (“Novonor”) na Companhia, em que comunicou o recebimento de informação enviada pela Novonor S.A. – Em Recuperação Judicial, nos seguintes termos:
"Prezados Senhores: Fazemos referência à proposta recebida do Petroquímica Verde Fundo de Investimentos (“Fundo”) em 23.5.2025 ("Proposta"), para informar a V.Sas que, inobstante o encerramento do prazo de 90 dias de exclusividade para negociação dos termos e condições da referida Proposta, a Novonor permanece em tratativas com o Fundo para a alienação da sua participação. Permanecemos à inteira disposição.”
Leia também: Tanure ameaça desistir da Braskem (BRKM5) sem acordo sobre desastre em Alagoas
👀 Adicionalmente, após a divulgação do Fato Relevante, em função de notícias veiculadas na mídia a respeito de um suposto acordo de exclusividade assinado entre os bancos credores da Novonor e a gestora IG4, a Companhia questionou a Novonor, no dia 24.08.25, sobre a existência de algum fato novo ou se o tema objeto de tais notícias alterariam o que foi divulgado pela Braskem no Fato Relevante do dia 22.08.25.
A Novonor respondeu que não havia fato novo material a ser reportado ou que modificasse os termos da comunicação endereçada à Braskem no dia 22.08.25 (e divulgada por meio do Fato Relevante mencionado acima), razão pela qual não foi realizada nenhuma divulgação adicional a respeito deste tema pela Companhia.
A decisão da agência está ligada às incertezas que ainda pressionam os spreads do setor petroquímico.
Mais cedo, a empresa comunicou que a Novonor segue em tratativas com o fundo Petroquímica Verde, controlado por Tanure.