Braço direito de Haddad é cotado para presidência da Vale (VALE3), diz coluna

Durigan também possui experiência como diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasil.

Author
Publicado em 17/07/2024 às 15:00h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 17/07/2024 às 15:00h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
Ele concordou em avançar nas negociações somente se houver um consenso em torno de seu nome (Diogo Zacarias/MF)

Dario Durigan, atual secretário-executivo do Ministério da Fazenda e braço direito de Fernando Haddad na pasta, está sendo considerado para assumir a presidência da Vale (VALE3). Segundo o colunista Lauro Jardim, do jornal "O Globo", conselheiros da empresa teriam sondado Durigan para participar da corrida sucessória na Vale. 

👨 De acordo com o jornal, Durigan tem afirmado que, apesar de sua posição atual, não deseja ser percebido como o candidato do governo. Além disso, concordou em avançar nas negociações somente se houver um consenso em torno de seu nome.

Graduado em Direito pela USP (Universidade de São Paulo), Durigan possui experiência como diretor de políticas públicas do WhatsApp no Brasil. Ele faz parte do conselho fiscal da Vale e é presidente do conselho de administração do Banco do Brasil (BBAS3).

"Conselho de Guerra" na Vale 

Na última segunda-feira (15), a mineradora esclareceu que o processo de sucessão do seu CEO está sendo conduzido de forma rigorosa e transparente, em conformidade com o estatuto social da empresa, suas políticas corporativas, o regimento interno do Conselho de Administração e a legislação vigente.

💰 O posicionamento da empresa vem em resposta à notícia publicada pelo colunista Lauro Jardim no jornal "O Globo", que sugeria a existência de um "conselho em guerra" na Vale em relação à sucessão. A Vale enfatizou que a apuração de candidatos para o cargo de CEO está em andamento, seguindo as melhores práticas de governança corporativa.

Conforme o colunista, uma consultoria especializada apresentou à empresa uma lista com 15 nomes de potenciais candidatos ao cargo. Vale destacar que, além da lista de 15 nomes externos, alguns membros do Conselho de Administração da Vale também demonstram interesse em assumir cargos de vice-presidência na empresa.

🗣️ “As ações do conselho de administração continuam em execução, conforme comunicado ao mercado em 1º de maio. A Vale informa que, até o momento, não há definição sobre a lista de candidatos ao cargo de Presidente”, disse a companhia em nota.

Leia também: Americanas (AMER3): Comitê conclui investigação e confirma fraudes contábeis