Bolsa de Valores no RJ: Vereadores decidem retomada até quinta-feira (27)

Se aprovado, o projeto prevê o início das operações da Bolsa no segundo semestre de 2025.

Author
Publicado em 25/06/2024 às 13:22h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 25/06/2024 às 13:22h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
A cidade era sede da antiga BVRJ (Bolsa de Valores do Rio de Janeiro) (Shutterstock)

O PL (Projeto de Lei) do prefeito Eduardo Paes (PSD) para recriar a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro está sendo encaminhado para votação na Câmara de Vereadores. De acordo com o colunista Lauro Jardim, do "O Globo", a votação será realizada em dois turnos até quinta-feira (27).

📊 Caso seja aprovado, os futuros pregões serão administrados pela ATG, plataforma controlada pela Mubadala Capital, com previsão de iniciar as operações no segundo semestre de 2025. Vale citar que o PL propõe a diminuição da alíquota do ISS (Imposto Sobre Serviços) de 5% para 2% para bolsas de valores e atividades relacionadas, como câmaras de compensação e liquidação.

Para agilizar a aprovação, o presidente da Câmara, Carlo Caiado (PSD), convocou uma reunião para esta terça-feira (25) com representantes da Prefeitura, FGV (Fundação Getúlio Vargas) e Associação Comercial do Rio. Para ele, a reabertura da bolsa de valores do RJ representa mais uma chance para a cidade demonstrar seu enorme potencial.

Leia também: Rival da B3: Prefeitura apresenta projeto para criar Bolsa de Valores do Rio

🗣️ “O Rio caminha para se tornar a cidade do amanhã. O Porto Maravalley e o IMPATech, por exemplo, demonstram como estamos ativamente buscando o protagonismo em diversas áreas no Brasil. Uma nova bolsa de valores para o Rio é mais uma oportunidade para mostrarmos o potencial que a cidade possui”, ressaltou em entrevista para Câmara Municipal do RJ.

Inicialmente, a expectativa é que a reunião contribua para a elaboração de emendas à proposta. O primeiro turno de votação está agendado para esta tarde de terça-feira, enquanto o segundo turno está marcado para quinta-feira, antes do início do recesso parlamentar.