Amazon (AMZO34) supera Walmart e vira a maior empresa do mundo em receita
A big tech faturou US$ 716,9 bi em 2025, com alta das vendas e da computação em nuvem.
🚨 Embora a data oficial da Black Friday 2025 esteja marcada para sexta-feira (28), o volume de reclamações já começou a crescer na plataforma Procon-SP Digital, com registros relacionados às promoções dos dias anteriores ao evento.
Até a última terça-feira (25), centenas de consumidores relataram problemas, principalmente envolvendo atrasos na entrega e cancelamentos indevidos de pedidos.
Segundo dados do Procon-SP, a maior parte das reclamações (30,7%) envolve a não entrega ou a demora excessiva no recebimento dos produtos adquiridos.
Trata-se de um problema recorrente nesse período, em que o aumento das vendas muitas vezes pressiona a logística das varejistas.
Outro impasse frequente, responsável por 14,3% dos registros, é o cancelamento unilateral da compra após a finalização do pedido, geralmente causado por falta de estoque ou problemas internos nas plataformas de venda.
Entre as empresas mais reclamadas até o momento, a Amazon (AMZO34) lidera o ranking com 103 queixas, seguida de perto pelo Mercado Livre (MELI34), com 87 registros.
Também aparecem na lista redes varejistas como Magazine Luiza (MGLU3), incluindo marcas associadas como Netshoes, Época Cosméticos e MagaluPay.
A Casas Bahia (BHIA3), Ponto, Extra e a operadora Vivo (VIVT3), registraram problemas relacionados principalmente a ofertas não cumpridas e entrega de produtos com defeito ou incompletos.
➡️ Leia mais: Black Friday 2025: Saiba qual será a data oficial, ofertas e como evitar golpes
📊 Veja o ranking parcial das empresas com mais reclamações nesta Black Friday:
Os demais principais motivos de reclamação incluem:
📝 Consumidores que se sentirem lesados podem registrar sua reclamação diretamente no site do Procon-SP Digital, ou por meio dos Procons municipais conveniados.
A plataforma permite selecionar a natureza do problema e anexar documentos para comprovação da queixa. A classificação das reclamações é feita pelos próprios consumidores no momento do preenchimento.
A big tech faturou US$ 716,9 bi em 2025, com alta das vendas e da computação em nuvem.
Índices acionários em Wall Street voltam de feriado recheados de volatilidade e desconfiança tech.