B3 (B3SA3) vai ampliar horário de negociação, a começar pelo Bitcoin (BTC)

O mercado futuro de criptomoedas deve operar das 8h às 20h a partir de outubro.

Author
Publicado em 26/07/2025 às 11:59h - Atualizado 15 horas atrás Publicado em 26/07/2025 às 11:59h Atualizado 15 horas atrás por Marina Barbosa
B3 deve testar pregão estendido com criptos e depois incluir outros ativos (Imagem: Shutterstock)

A B3 (B3SA3) pretende ampliar o seu horário de funcionamento, para permitir que os investidores tenham mais tempo de operar na bolsa.

🪙O pregão estendido deve começar em outubro no mercado futuro de criptomoedas. Com isso, os futuros de Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Solana (SOL) poderão ser negociados entre 8h e 20h na bolsa.

Se o teste der certo, esse novo horário de negociação deve ser estendido para outros ativos, como os futuros de índices, dólar e ouro, além do mercado de ações.

A ampliação dos horários de funcionamento da bolsa brasileira está estudo já há algum tempo, para atender a um pedido dos investidores. E foi confirmada nessa sexta-feira (25) pela B3, na Expert XP, evento da XP (XPBR31) que reuniu os principais nomes do mercado brasileiro em São Paulo.

O vice-presidente de Produtos e Clientes da B3, Luis Masagão, explicou que atualmente muitos investidores não conseguem acompanhar o mercado, por causa do trabalho.

Atualmente, o mercado de ações brasileiro abre às 10h e fecha às 17h, com a pré-abertura às 9h45 e o after market entre 17h30 e 18h. Entre novembro e fevereiro, contudo, o pregão vai das 10h às 18h. Já o mercado futuro de Bitcoin opera das 9h às 18h30.

Mais ampliações à frente?

Em entrevista ao "Valor Econômico, o diretor de produtos listados da B3, Marcos Skystimas, acrescentou que o objetivo da B3 é oferecer ao cliente o que ele precisa para operar.

Por isso, a B3 pode alargar ainda mais o tempo de negociação das criptomoedas caso haja demanda para isso, segundo ele.

As moedas digitais já podem ser negociadas 24 horas por dia, 7 dias por semana fora do ambiente de bolsa. Contudo, a B3 acredita que a segurança regulatória tem atraído cada vez mais investidores cripto para a bolsa, o que poderia justificar uma nova ampliação do horário de negociação.

Segundo Skystimas, essa demanda crescente ainda deve levar a B3 a ampliar o portfólio de produtos cripto, por meio do lançamento de contratos futuros de outras criptomoedas, por exemplo.