Azzas 2154 (AZZAS3) descontinua marcas; veja como fica a varejista de vestuário

Gestão da companhia reforça suas marcas Arezzo e Farm com simplificação dos negócios; veja o que os acionistas podem esperar

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Publicado em 09/12/2024 às 20:14h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 09/12/2024 às 20:14h Atualizado 1 dia atrás por Lucas Simões
Saiba o porquê a Azzas 2154 está revendo o seu portfólio de marcas na indústria da moda (Imagem: Divulgação)

🛍️ A Azzas 2154 (AZZA3) informa aos seus acionistas nesta segunda-feira (9) que concluiu o estudo de revisão do seu portfólio de marcas, descontinuando quatro varejistas de vestuário e reforçando suas marcas Arezzo e Farm.

Pensando em melhor alocar o seu capital e os recursos dos investidores, a empresa dará adeus às marcas Alme, Dzarm, Reversa (linha feminina da Reserva) e Simples.

Conforme informações divulgadas ao mercado, a decisão foi baseada em fatores como o potencial de crescimento, capital alocado, retorno sobre capital empregado (ROCE) e geração de caixa das suas marcas, buscando simplificar seu portfólio e maximizar o retorno aos acionistas.

Adicionalmente, os acionistas de AZZA3 podem esperar que alternativas estratégicas estejam sendo avaliadas para as marcas BAW, Paris-Texas e TROC, considerando o estágio de maturidade de cada uma.

Tais marcas somadas representaram um faturamento bruto de, aproximadamente, R$ 411 milhões nos 12 meses encerrados ao final de setembro de 2024, portanto, aproximadamente 3% do faturamento bruto da Azzas 2154 e seu ebitda (lucro operacional) combinado é próximo do break-even (ponto de equilíbrio, quando o negócio deixa de dar prejuízo).

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Quando as mudanças em AZZA3 surtirão efeito? E a Arezzo?

A varejista espera concluir todo o processo de otimização do portfólio até o final de fevereiro de 2025 e não antecipa incorrer em despesas de caixa relevantes.

"Levando em consideração o estágio das marcas, o término desse processo deve gerar também um impacto positivo no capital empregado, principalmente no que diz respeito à redução de estoques", afirma Rafael Sachete, diretor financeiro e de relações com investidores da empresa.

Já as marcas Brizza e Fábula passam a ser categorias de produto das marcas Arezzo e Farm respectivamente e as marcas Carol Bassi e Foxton serão transferidas para as unidades de negócio Vestuário Feminino e Vestuário Masculino, respectivamente.

💰 Tais movimentações visam aumentar a eficiência na gestão das respectivas marcas, bem como otimizar a alocação de capital do grupo.

A Azzas 2154 reforça que movimentos de revisão de portfólio são processos naturais na indústria de moda global e que mantém uma combinação única de marcas desejadas em vários segmentos de atuação.