Azul (AZUL4) registra alta de 155% no lucro do 4T23
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
A Azul (AZUL4) está em negociação com a TAP Portugal para a resolução de uma dívida contraída por esta última, no valor aproximado de € 200 milhões (equivalente a cerca de R$ 1,2 bilhão). As informações são do jornal "O Globo".
💭 A companhia aérea brasileira formalizou, na semana passada, uma solicitação de pagamento à direção da TAP e ao governo português, atual controlador da empresa aérea europeia. Até o momento, a TAP não se manifestou sobre o assunto.
A empresa encaminhou à TAP Portugal um documento no qual exige uma proposta concreta para a quitação da dívida em um prazo de sete dias. A companhia brasileira apresenta duas alternativas para a resolução da disputa: o reforço das garantias atualmente oferecidas ou o pagamento antecipado do valor total.
A companhia também enfrenta um momento de instabilidade, marcado por rebaixamentos em sua classificação de risco. As agências de rating Moody's, Fitch e S&P justificam essa decisão pelos resultados financeiros insatisfatórios da companhia em 2024, caracterizados por um elevado endividamento e um perfil de liquidez.
Leia também: Dono do Instagram e Facebook, Mark Zuckerberg ultrapassa fortuna de R$ 1 trilhão
✈️ Em julho do corrente ano, a companhia brasileira formalizou a primeira notificação à TAP em decorrência do "inadimplemento de diversas obrigações vinculadas à emissão dos bonds". A resposta da empresa portuguesa, no entanto, não atendeu às expectativas da companhia brasileira, uma vez que a TAP argumentou não haver obrigação de manter as garantias concedidas ao empréstimo.
Em nova notificação, a Azul refuta os argumentos apresentados pela TAP e solicita a definição de "parâmetros mínimos para um eventual acordo", visando evitar a adoção de "medidas adicionais".
Segundo fontes com conhecimento das negociações, a ausência de uma proposta negociável pode levar a Azul a ingressar com ações judiciais, buscando medidas que impeçam a alienação de ativos e perturbem os planos de privatização da empresa portuguesa.
📊 O foco da disputa entre a Azul e a TAP recai sobre a intenção do governo português de alienar a Portugália, companhia aérea regional sob controle da TAP. Com isso, a companhia brasileira demonstrou disposição para negociar "um deságio" sobre os juros incidentes sobre o empréstimo, caso a TAP opte pelo pagamento antecipado da dívida, conforme explicitado na notificação.
No ano, a empresa teve mais de 29 milhões de clientes, uma alta de 6,5% em comparação com 2022.
Empresa vai remunerar em 100% da taxa DI mais 6% ao ano