Até mesmo os investidores iniciantes na
renda variável já ouviram por aí que, quando a
taxa Selic cai consistentemente, acaba premiando o preço das ações brasileiras, uma vez que empresas listadas em bolsa de valores tornam-se mais lucrativas, à medida que seu custo de dívida diminui.
No decorrer de 2026, a equipe econômica do BTG Pactual projeta que a nossa taxa básica de juros deverá ceder dos atuais 15% ao ano e aterrissar em 12% ao ano, dado que o mercado de trabalho começou a mostrar sinais claros de inflexão e a dinâmica da inflação tornou-se mais benigna.
O banco fez uma análise de sensibilidade para cerca de 100 empresas brasileiras listadas sob cobertura dos analistas, estimando o impacto nos lucros para cada corte de 1% (ou 100 pontos-base) na taxa Selic. E adivinhe quais empresas são as mais beneficiadas por juros menores?
"O
varejo se destaca como o setor que mais se beneficia com a queda nas taxas. Estimamos que, para cada redução de 100 pontos-base na Selic, os lucros dos varejistas aumentariam em média +4%", comenta o time de analistas do BTG Pactual, em relatório.
"É importante mencionar que as perspectivas de queda nas taxas de juros podem ser bastante promissoras para empresas alavancadas com dívidas vinculadas a taxas flutuantes (Selic), independentemente do setor. Mas há certos negócios na bolsa de valores brasileira que saem na frente", revelam os especialistas.
20 empresas que mais ganham