Agenda da semana: Guerra e inflação ditam o rumo do mercado e dos juros

Dados de inflação serão divulgados no Brasil e nos EUA, nas vésperas da reunião do Copom.

Author
Publicado em 08/03/2026 às 17:28h - Atualizado 10 horas atrás Publicado em 08/03/2026 às 17:28h Atualizado 10 horas atrás por Marina Barbosa
A semana ainda traz números de varejo e serviços, além do Focus (Imagem: Shutterstock)
A semana ainda traz números de varejo e serviços, além do Focus (Imagem: Shutterstock)
A agenda de indicadores desta semana pode ajudar o mercado a calcular o rumo dos juros, que ficou ainda mais incerto diante da guerra no Irã.
💲 Isso porque o resultado da inflação oficial de fevereiro será divulgado na próxima quinta-feira (12) e a semana ainda traz dados de inflação dos Estados Unidos.
A expectativa dos analistas é de que o Copom (Comitê de Política Monetária) comece a cortar a taxa Selic na sua próxima reunião, marcada para os dias 17 e 18 de março. Ou, seja para a próxima semana.
Contudo, o ritmo do corte de juros passou a ser revisto diante da escalada do conflito no Oriente Médio. Afinal, o petróleo disparou diante da guerra, o que pode afetar os preços dos combustíveis e do frete em todo o mundo.
📈 Para completar, a prévia da inflação medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) veio acima do esperado em fevereiro, sob pressão dos reajustes escolares.
Por isso, o resultado do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) e os próximos movimentos da guerra podem influenciar os próximos movimentos do Copom.
A semana ainda traz dados sobre o desempenho dos setores de comércio e serviços brasileiro neste início ano, além das previsões atualizadas do mercado para a economia brasileira.
O Boletim Focus que será divulgado nesta segunda-feira (9) pelo BC (Banco Central) será o primeiro realizado após os ataques no Oriente Médio e a disparada do petróleo. Por isso, já pode antecipar algumas revisões de cenário, para a inflação e os juros, mas também para o dólar.

Veja a agenda de indicadores da semana:

  • 2ª feira (9): Boletim Focus;
  • 4ª feira (11): Vendas no Varejo e CPI nos EUA;
  • 5ª feira (12): IPCA;
  • 6ª feira (13): Pesquisa Mensal de Serviços e PCE nos EUA.