XP (XPBR31) decide encerrar plataforma de criptomoedas

A Xtage foi lançada em agosto de 2022 e será encerrada em 15 de dezembro de 2023

Author
Publicado em 19/10/2023 às 15:51h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 19/10/2023 às 15:51h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
XP fará venda das criptomoedas que restarem na Xtage (Shutterstock)

A XP Inc. (XPBR31) decidiu encerrar as atividades da sua plataforma de negociação de criptomoedas, a Xtage. Com isso, os ativos digitais que eram negociados na plataforma serão vendidos.

Em nota, a XP informou que a Xtage será encerrada em 15 de dezembro. Isto é, pouco mais de um ano depois de entrar em operação. A plataforma foi lançada em agosto de 2022 e permitia a negociação de criptomoedas como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Chainlink (LINK) e Litecoin (LTC).

“Até 15 de dezembro de 2023, os clientes terão acesso à plataforma para poderem vender seus ativos proativamente. Não haverá cobrança de tarifas ou corretagem em todas as operações realizadas via plataforma Xtage, sendo mantido o regular funcionamento da plataforma durante esse período”, comunicou.

Leia também: BCE avança com criação do euro digital

A corretora disse ainda que, se os usuários não venderem suas criptomoedas até a data de encerramento da Xtage, os ativos serão vendidos pela própria plataforma. Neste caso, os recursos obtidos com a venda serão depositados na conta de investimentos do cliente.

“A partir 16 de dezembro de 2023, a Xtage executará compulsoriamente a venda dos ativos que não tiverem sido negociados e depositará o valor correspondente na conta digital do cliente mantida na XP”, comunicou.

A XP não informou o motivo do encerramento da Xtage. Disse apenas que seguirá oferecendo opções de investimento indireta nas criptomoedas para os investidores que continuam interessados em manter esses ativos em sua carteira. Entre essas opções, estão fundos cripto e fundos de índice, os ETFs.