Em outubro, o WhatsApp deixará de funcionar em aparelhos com versões antigas de sistemas operacionais. A mudança afetará iPhones com iOS 15.1 ou anterior e smartphones com Android 5.0 ou inferior.
📱 A Central de Ajuda do WhatsApp explica que não há como assegurar o funcionamento estável do aplicativo em sistemas desatualizados. Por esse motivo, a empresa decidiu interromper o suporte nesses dispositivos.
“Todos os anos, analisamos quais são os dispositivos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários. É possível que esses dispositivos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”, diz a empresa em sua central de ajuda.
Nos aparelhos incluídos na lista que não puderem ser atualizados, o WhatsApp poderá apresentar falhas, não enviar ou receber mensagens, não abrir corretamente e deixar de receber atualizações de segurança. O WhatsApp poderá ser mantido sem falhas de funcionamento por meio de duas alternativas:
Atualização do sistema: alguns aparelhos oferecem a possibilidade de instalar versões mais novas;
Troca de aparelho: se não houver atualização disponível, será necessário migrar para um dispositivo compatível.
Entre os modelos afetados estão:
Android:
- Samsung Galaxy S5;
- LG G3;
- Sony Xperia Z2;
- Motorola Moto G (1ª geração);
- Huawei Ascend Mate 2;
- HTC One M8;
iPhone:
- iPhone 5;
- iPhone 5c;
- iPhone 6 (se não atualizado além do iOS 12).