Vale (VALE3) terá novo vice-presidente jurídico, conheça

Sami Arap vai substituir Alexandre D’Ambrósio no cargo a partir de 2 de junho.

Author
Publicado em 02/05/2025 às 09:59h - Atualizado 21 minutos atrás Publicado em 02/05/2025 às 09:59h Atualizado 21 minutos atrás por Marina Barbosa
Conselho de Administração aprovou mudança em reunião extraordinária (Imagem: Shutterstock)

A Vale (VALE3) terá um novo vice-presidente jurídico e de assuntos corporativos e institucionais a partir de junho. O escolhido para ocupar o cargo é o advogado Sami Arap.

⚖️ Sami Arap foi eleito para a posição na última quarta-feira (30), em uma reunião extraordinária do Conselho de Administração da Vale.

O advogado vinha atuando como consultor jurídico de empresas de infraestrutura e mineração em Nova York nos últimos anos. Também já atuou na Odebrecht, Enron e Brasil Telecom.

Na mesma reunião, o Conselho de Administração da Vale aprovou o fim do mandato do atual vice-presidente jurídico da mineradora, Alexandre S. D’Ambrósio, com efeitos a partir de 2 de junho.

Alexandre D’Ambrósio ocupa a posição desde 2018 e vinha respondendo pelos setores jurídico, tributário, societário, propriedade intelectual, trade compliance e proteção de dados da companhia. Além disso, atua como Diretor da Vale Internacional.

Leia também: Vale (VALE3): Assembleia confirma indicação de Durigan e Ceron para o Conselho Fiscal

Outras mudanças

🧑‍💼 Esta não é a primeira mudança realizada no alto escalão da Vale desde a posse do CEO Gustavo Pimenta, em outubro de 2024.

Logo após a posse de Pimenta, a Vale anunciou a saída do então vice-presidente executivo de Soluções de Minério de Ferro, Marcello Magistrini Spinelli.

O cargo foi ocupado de forma interina pelo então diretor de desenvolvimento de produtos e negócios, Rogério Nogueira. Mas, logo depois, Nogueira foi eleito vice-presidente-executivo comercial e de novos negócios.

No início da gestão Pimenta, a Vale também recrutou o então CFO da Suzano (SUZB3), Marcelo Bacci, para a sua vice-presidência de Finanças e Relações com Investidores, que estava sob o comando do atual CEO.

Já em dezembro de 2024, Malu Paiva decidiu deixar a vice-presidência executiva de sustentabilidade da Vale. Desde então, o cargo vem sendo ocupado interinamente por Camilla Lott.

Também no final de 2024, a Vale contratou o jornalista Kennedy Alencar para o comando da sua diretoria de relações institucionais.