Vale (VALE3): Mesmo com tarifas, ações podem subir mais de 46%, diz banco
Até a última terça-feira (9), a empresa perdeu R$ 75 bilhões em valor de mercado.
A Secretaria de Meio Ambiente do Pará suspendeu a licença de operação da mina de Sossego, da Vale (VALE3). A mineradora foi comunicada da decisão nesta quarta-feira (21) e vai tentar reverter a medida.
❌ O motivo da suspensão ainda não foi esclarecido. Em comunicado ao mercado, no entanto, a Vale reforçou "o cumprimento das condicionantes e dos controles socioambientais da sua atividade conforme determina a legislação e em respeito às comunidades vizinhas".
A mineradora disse ainda que "envia periodicamente aos órgãos ambientais os relatórios de todos os programas sociais executados na região".
A Vale produz cobre em Sossego e afirmou que "está avaliando as medidas necessárias para restabelecer a plena vigência da licença de operação da mina".
Leia também: Gerdau (GGBR4) pede investigação contra a China por prática de dumping
📈 Em 2023, a Vale produziu 66,8 mil toneladas de cobre em Sossego, sendo 21,4 mil toneladas apenas no quarto trimestre. A produção subiu 54,6% no ano e 39,9% entre setembro e dezembro, na comparação com o mesmo período de 2022.
Ao divulgar o seu relatório de produção, em janeiro de 2024, a Vale disse que a produção de cobre aumentou em Sossego "à medida em que o plano de lavra avançou para zonas de teor mais elevado". A mina teve resultados recordes em dezembro.
Até a última terça-feira (9), a empresa perdeu R$ 75 bilhões em valor de mercado.
Nesta terça-feira (8), as ações da Vale (VALE3) sentiram o impacto direto da nova investida tarifária dos Estados Unidos contra a China.