Vale (VALE3) e BHP encerram processo de recuperação judicial da Samarco
O caso estava em curso desde a crise gerada pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, em Mariana (MG).
💲 A Vale (VALE3) anunciou nesta quinta-feira (13), a conclusão do segundo teste de capacidade do projeto Salobo 3, um marco importante para suas operações de cobre.
Durante um período de 90 dias, o complexo excedeu a marca de 35 milhões de toneladas processadas, garantindo à mineradora um pagamento de US$ 144 milhões da Wheaton Precious Metals International, conforme estipulado no acordo firmado entre as empresas.
O projeto Salobo, localizado no Pará, é um dos maiores ativos de cobre da Vale. Parte do minério extraído no local contém ouro, o que agrega valor à produção da companhia.
➡️ Leia mais: Petrobras (PETR4) atualiza valores de dividendos e JCP para pagamento em março
Além do pagamento imediato, a Wheaton se comprometeu a realizar repasses anuais de US$ 8 milhões por um período de 10 anos, desde que o complexo mantenha determinadas taxas de mineração e teores específicos de cobre.
O reconhecimento reforça a estratégia da Vale de monetizar ativos de metais básicos e otimizar sua geração de caixa.
📈 O mercado acompanha de perto esses avanços, especialmente em um momento de forte demanda global por cobre, impulsionada pelo crescimento da eletrificação e da transição energética.
O caso estava em curso desde a crise gerada pelo rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015, em Mariana (MG).
AGU diz que Vale extraiu minério de forma irregular na mina do Tamanduá, em Minas Gerais.