Lucro da Vale (VALE3) despenca 9% com US$ 1,6 bilhão no 1T24
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
A Vale (VALE3) decidiu manter as projeções de produção e venda de cobre, mesmo depois de um incêndio atingir a operação de Salobo 3, no Pará.
Em comunicado publicado nesta quarta-feira (19), a mineradora disse que "não identificou elementos que impliquem alteração de seu guidance de produção de cobre para 2024".
⚒️ A companhia pretende produzir de 320 a 355 kt (mil toneladas) de cobre neste ano. Isto é, até 8,7% a mais do que em 2023, quando produziu 326,6 kt.
Com base em informações de caráter preliminar, a Vale acrescentou que também não há previsão de impacto nas vendas de cobre no segundo trimestre de 2024.
Leia também: Lula: Ninguém quer que o acionista da Petrobras (PETR4) tenha prejuízo
Segundo a mineradora, o plano para a retomada operacional de Salobo 3 já está em andamento e as usinas de Salobo 1 e 2 seguem operando normalmente.
🔥 Segundo informado na segunda-feira (17), um incêndio afetou uma das correias transportadoras da unidade de processamento de Salobo 3. O fogo foi contido sem vítimas e sem impacto ambiental material, mas afetou a operação. As causas do incêndio ainda estão sendo apuradas.
Localizada na cidade de Marabá, Salobo é a principal planta de cobre da Vale. A unidade é dividida em três etapas, Salobo 1, 2 e 3.
No primeiro trimestre de 2024, o complexo de Salobo produziu 48,4 kt de cobre. O resultado saltou 47,6% na comparação com o mesmo período de 2023 graças ao ramp-up de Salobo 3.
Com isso, o complexo de Salobo já foi responsável por 59% de toda a produção de cobre da Vale nos três primeiros meses deste ano (81,9 kt).
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
Resultado será publicado nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado.