Vale (VALE3): Guido Mantega será indicado à diretoria executiva? Ministro responde

Em Davos, na Suíça, ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira falou sobre a possibilidade de Mantega ser cogitado para o quadro executivo da mineradora

Author
Publicado em 19/01/2024 às 09:44h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 19/01/2024 às 09:44h Atualizado 3 meses atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)

🗣️ Com o contrato do atual CEO da Vale (VALE3), Eduardo Bartolomeo, chegando ao final, os rumores sobre quem será seu sucessor aumentaram nas últimas semanas. O nome mais cotado seria o de Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda nos governos de Lula e Dilma.

Durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse a jornalistas que o governo precisa participar dos debates, mesmo a mineradora sendo uma empresa sem controlador definido.

👔 Segundo Silveira, o nome de Mantega é uma especulação. Mesmo assim, o ministro de Minas e Energia não negou que Mantega esteja sendo cotado para o cargo mais alto do executivo na Vale. 

Veja também: B3 pretende ampliar horário de negociação até o fim de 2024

Silveira afirmou que seria injustiça dizer que Mantega não é um nome qualificado para exercer cargos executivos. 

Outras possibilidades para o comando da Vale

Em reportagem do "Valor Econômico" nesta semana, o jornal afirmou que existe a possibilidade de Eduardo Bartolomeo, atual CEO, ser reconduzido para um mandato mais curto

Segundo uma fonte consultada pelo jornal, haveria possibilidade de uma renovação do contrato do CEO da Vale por um período menor do que o do atual contrato - que é de três anos. 

O Conselho de Administração da Vale tem reunião marcada para quarta-feira (31). Apesar do tema sobre a sucessão no executivo não estar na pauta do encontro, ainda poderá ser incluído. Também existe a chance do colegiado solicitar uma reunião extraordinária antes dessa data para falar apenas sobre o tema de sucessão na mineradora.