Vale (VALE3) fecha acordo para retirar processo movido no caso de Mariana

De acordo com a Vale, o acordo é confidencial e não inclui qualquer admissão de responsabilidade.

Author
Publicado em 12/07/2024 às 08:46h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 12/07/2024 às 08:46h Atualizado 1 mês atrás por Matheus Rodrigues
Imagem: Shutterstock.

🚨 A mineradora brasileira Vale (VALE3) anunciou nesta sexta-feira que firmou um acordo com a BHP para resolver processos de ações coletivas no Reino Unido e na Holanda referentes ao rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015.

De acordo com a Vale, o acordo é confidencial e não inclui qualquer admissão de responsabilidade.

O principal ponto é a retirada da ação de contribuição movida pela BHP contra a Vale em relação às Reivindicações do Reino Unido.

"O efeito do acordo é que, caso se conclua que a BHP tem qualquer responsabilidade perante os requerentes nas Reivindicações do Reino Unido, ou caso qualquer responsabilidade seja por fim atribuída à Vale perante os requerentes na Holanda, tal responsabilidade seria dividida igualmente entre a BHP e a Vale", afirmou a Vale em comunicado oficial.

📈 Essa decisão marca um passo significativo no andamento dos processos judiciais internacionais decorrentes do desastre de Mariana, que causou um dos maiores danos ambientais da história do Brasil.