Lucro da Vale (VALE3) despenca 9% com US$ 1,6 bilhão no 1T24
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
📊 A Vale (VALE3) anunciou nesta quarta-feira (11), o início das operações a úmido do Projeto Vargem Grande 1, situado no complexo de Vargem Grande, em Minas Gerais, marcando um avanço estratégico na capacidade produtiva de minério de ferro.
Com potencial para aumentar a produção em 15 milhões de toneladas anuais (Mtpa), a iniciativa traz um impacto significativo para a empresa e o mercado de commodities.
O comissionamento do projeto, que operava com umidade natural desde 2019, foi antecipado em um mês e dentro do orçamento previsto.
A mudança no sistema operacional foi possível devido à conclusão de adaptações no circuito hídrico e à implementação de novos ativos para controle de resíduos, permitindo o retorno das operações de concentração a úmido.
Esse movimento não apenas melhora a eficiência do processo produtivo, como também resulta em um aumento de cerca de 2% no teor de ferro contido no minério produzido na usina, elevando a qualidade do portfólio da Vale.
📈 O Vargem Grande 1 faz parte da meta de produção de minério de ferro entre 340 e 360 Mt até 2026, o que representa um passo importante na flexibilidade operacional e capacidade produtiva da mineradora.
Além disso, o projeto colabora para o cumprimento de diretrizes ambientais, ao passo que a barragem de Vargem Grande segue em processo de descaracterização.
O início do comissionamento do Projeto Vargem Grande 1 coloca a Vale em uma posição estratégica para atender às demandas globais de minério de ferro, aumentando sua competitividade e qualidade do produto.
O Ebitda da empresa também registrou queda nos primeiros meses do ano.
Resultado será publicado nesta quarta-feira (24), após o fechamento do mercado.