Tarifaço dos EUA congelou dois IPOs programados na bolsa de valores

M&As ao redor do mundo também foram impactados

Author
Publicado em 04/04/2025 às 17:36h - Atualizado 10 horas atrás Publicado em 04/04/2025 às 17:36h Atualizado 10 horas atrás por Wesley Santana
Nasdaq é uma das bolsas de valores dos Estados Unidos (Imagem: Shutterstock)

Para além de mexer com o xadrez da economia global, a decisão dos Estados Unidos de taxar mais de 120 países trouxe sérias consequências para o mercado financeiro global. Com a bolsa de valores caindo de forma importante, empresas que estavam com aberturas de capital programadas decidiram adiar a operação.

💰 Ao menos duas companhias dos EUA teriam congelado as discussões para negociar suas ações nas bolsas locais, conforme relatou a imprensa norte-americana. A fintech Klarna e a empresa de venda de ingressos StubHub foram os dois casos de maior repercussão.

As duas empresas já haviam enviado seus prospectos à NYSE e Nasdaq, e já até tinham um ticker escolhido para operar. Depois que Donald Trump assinou a ordem de taxação, os mercados internos começaram a registrar baixa, então as empresas -orientadas por seus bancos- declinaram da oferta neste momento.

No documento enviado à SEC (Comissão de Valores Mobiliários), a Klarna já havia citado a questão das tarifas como um fator de risco para a operação. A empresa disse que uma desaceleração no ambiente econômico geral poderia afetar o setor.

📉 Leia mais: Com reação da China, Ibovespa despenca; Petrobras e Vale caem mais de 3%

"Uma desaceleração no ambiente econômico geral ou um ritmo mais lento de crescimento econômico, inclusive como resultado de mudanças nas políticas de comércio internacional, acordos comerciais multilaterais ou imposição de novas tarifas, impostos e outras restrições ao comércio global, ou mudanças nas políticas de imigração ou padrões de migração, podem levar à diminuição dos gastos do consumidor e afetar adversamente a condição financeira de nossos comerciantes”, destacou.

Já a StubHub, em documento publicado no fim de março, pontuou que contava com a operação para alavancar não só suas receitas, mas também para ampliar a procura pelos seus serviços. A empresa apresentou uma proposta que trazia um panorama da situação econômica e usava comentários parecidos, mas focados no setor de eventos, de onde vem a maior parte de suas receitas.

Agora, as empresas devem aguardar que ao menos o mercado local se acalme para finalmente fazer seus IPOs. Embora um pouco menos avançado, o IPO da seguradora Ategrity também deve ser executado com demora.

Impactos nos M&A

💉 As operações de compra e venda também foram impactadas, com destaque para a gestora KKR que declinou da compra da fabricante de embalagens Gerresheimer. A operação estava avaliada em mais de 2 bilhões de euros, com pagamento de 90 euros por ação, conforme oferta não vinculativa.

A decisão foi divulgada pela Agência Reuters, mas a empresa ainda não divulgou uma declaração. A Gerresheimer ficou conhecida por ser a responsável pela produção das canetas injetoras de medicamentos de perda de peso.