Mercado Livre (MELI34) demite 119 funcionários em meio ao avanço da IA
Foram 38 cortes no Brasil, sobretudo na área de UX – Experiência do Usuário.
Recentemente, o Banco Central publicou uma série de novas regras para regular a atuação de fintechs no Brasil. Essa foi a deixa para que o Nubank entrasse com um pedido para operar como banco no país.
Na esteira disso, outras empresas também avaliam obter a licença, que autoriza a oferta de uma gama maior de serviços. É o caso do Mercado Pago, subsidiária do Mercado Livre (MELI34), que tem planos de seguir pelo mesmo caminho, mas ainda sem prazo.
Nesta quinta-feira (5), um dos executivos da empresa destacou que a companhia deve seguir no Brasil o mesmo caminho que pavimentou em outros países, como a Argentina e o México.
Leia mais: Argentina assina acordo sobre minerais críticos com os EUA
"A ideia é primeiro terminar os projetos e depois voltar a avaliar se isso faz sentido no Brasil. É uma reflexão corrente por aqui. Nas nossas outras duas principais geografias, a gente está indo por esse caminho. Aqui no Brasil, vamos voltar à prancheta eventualmente”, disse André Chaves, vice-presidente sênior do Mercado Pago no Brasil.
No entanto, isso não deve acontecer neste primeiro momento, pois o custo da operação é bastante alto. “Não é uma prioridade agora no Brasil avaliar essa licença. Não tem horizonte, por enquanto não há data”, destacou Chaves.
Enquanto não entra com o pedido, a empresa tem anunciado uma série de novos produtos. Um deles é o seguro boleto, que garante a quitação de contas em caso de perda de renda, com custo mensal de R$ 4,99.
“Por exemplo, você paga suas contas no Mercado Pago, como luz ou água, por meio do nosso app. Diante de qualquer evento, como perda de trabalho ou de renda, essas contas são cobertas pelo seguro. Quanto mais contas você paga pelo Mercado Pago, mais sua cobertura irá aumentar”, detalhou Ignácio Estivariz, vice-presidente do Mercado Pago.
Ele também explicou a nova função Modo Blindado, que foi lançada para proteger os correntistas durante o carnaval. Quando ativada, os saldos da conta e dos cofrinhos são ocultados, assim como transferências via Pix e outras operações financeiras.
A ferramenta ainda permite selecionar lugares de confiança, onde a conta é liberada para o uso normalmente. Isso acontece por meio de geolocalização ou ainda por acesso a redes de Wi-Fi cadastradas.
Foram 38 cortes no Brasil, sobretudo na área de UX – Experiência do Usuário.
Carta da gestora Sharp Capital em 2026 destaca três ações listadas na B3 que conseguiram ser campeãs em 15 anos.